Alunos do Ciep da Fonte Santa participam de plantio de mudas em comemoração ao Dia do Solo em Teresópolis

foto-6Alunos do Ciep da Fonte Santa participam de plantio de mudas em comemoração ao Dia do Solo

Teresópolis, 15 de abril de 2014 – Em comemoração ao Dia Nacional de Conservação do Solo, celebrado em 15 de abril, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu nesta data uma ação ambiental na Fonte Santa, com a participação especial de 70 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Ciep Professor Amaury Amaral dos Santos. Limpeza de encosta e do rio que corta a comunidade, plantio de mudas nativas da Mata Atlântica para recomposição da mata ciliar e palestra de educação ambiental foram algumas das atividades. Ações preventivas de combate ao mosquito transmissor da dengue e de desratização também foram realizadas.

Coordenada pela Secretaria M. de Meio Ambiente, a ação de conscientização sobre preservação ambiental contou com a parceria das secretarias de Educação, Saúde e de Serviços Públicos, bem como da CRT, empresa responsável pela Estrada Rio-Teresópolis.

“Essa é uma atividade de educação ambiental itinerante e a comunidade escolhida para esta data foi a Fonte Santa. Fizemos uma palestra para as crianças falando sobre a importância do cuidado com o solo, com a participação da equipe técnica da Vigilância Ambiental que pontuou sobre os cuidados para combater a proliferação de ratos, insetos, etc. Depois seguimos para a parte prática, na qual elas ajudaram no plantio das mudas ao longo da margem do rio que corta a comunidade”, frisou o secretário de Meio Ambiente, André de Mello.

As ações preventivas de combate ao mosquito transmissor da dengue e de desratização foram realizadas por uma equipe da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. “Fomos convidados pela Secretaria de Meio Ambiente para fazer um trabalho em parceria e fizemos questão de participar porque sabemos da relevância de orientarmos e alertarmos a população sobre a preservação da natureza”, assinalou o chefe da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Alonso de Faria.

Os estudantes ficaram entusiasmados com a atividade. “Eu gostei muito de participar. É importante a gente preservar a natureza e a parte mais divertida foi plantar a muda de árvore”, disse Cauã, de 9 anos.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e contou ainda com a parceria das secretarias de Educação e de Serviços Públicos, bem como da CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), empresa responsável pela Estrada Rio-Teresópolis. A Secretaria de Meio Ambiente está investindo na realização de, pelo menos, uma grande ação ambiental por mês em um bairro da cidade e a próxima localidade a ser contemplada com o projeto será a Ilha do Caxangá, no mês de maio, em data a ser definida.

Texto: Mara Lúcia

Fotos: Jeferson Hermida

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

  • Estudantes participam de plantio de mudas de árvores às margens do rio
  • Equipe da Secretaria de Saúde faz trabalho de desratização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *