Boletim Hidrometeorológico – 16 de Março de 2018

Condições em 15/03/2018

Ontem, o céu variou entre claro e nublado em todo o estado do Rio de Janeiro. No início da madrugada houve registro de pancadas de chuva forte a muito forte nas bacias do Médio Paraíba do Sul, Baía da Ilha Grande, Guandu, Baía de Guanabara, Piabanha e Rio Dois Rios. O rio Quitandinha e Piabanha, localizados no município de Petrópolis, entraram em estágio de TRANSBORDAMENTO e ALERTA MÁXIMO, respectivamente. Além destes, os rios Saracuruna, Pavuna e Inhomirim entraram em estágio de ALERTA por conta das chuvas ocorridas.

Situação em 16/03/2018 

Hoje, a passagem de uma frente fria pelo oceano influenciará deixará o tempo instável em todo o estado do Rio de Janeiro, pois direcionará a convergência de umidade em direção ao sudeste, reforçando a instabilidade. Por consequência, o céu irá variar entre parcialmente nublado e encoberto. Há previsão de chuva fraca a moderada, ocasionalmente forte, nas bacias do Médio Paraíba do Sul, Baía da Ilha Grande, Guandu, Baía de Guanabara, Piabanha, Rio Dois Rios e Macaé e das Ostras. As temperaturas entrarão em declínio. Logo, são esperadas elevações pontuais nos níveis dos rios monitorados durante o período de ocorrência das chuvas.

Previsão para 17/03/2018

Neste sábado, a convergência de umidade causada pela passagem da frente fria ainda influenciará o tempo no estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, espera-se que o céu varie entre nublado e encoberto, com previsão de chuva fraca a moderada nas bacias do Médio Paraíba do Sul, Baía da Ilha Grande e Baía da Guanabara e ocasionalmente forte nas bacias do Piabanha, Rio Dois Rios e Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. As temperaturas estarão em declínio. Portanto, é esperado que os níveis dos rios monitorados podem apresentar elevações pontuais.

Boletim elaborado pelo meteorologista: Rodrigo Carvalho de Sousa do Sistema de Alerta de Cheias

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente

Boletim Hidrometeorológico 2018-03-16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *