Cascata do Imbui em Teresópolis

Cascata do Imbui em Teresópolis RJCascata do Imbuí

Das águas originadas do rio Paquequer surgem a queda d`´agua com um visão belíssima. O Paquequer atravessa toda a cidade , Golfe e vai surgir no final do vale; em um grande platô rochoso. Completando a paisagem, a Cascata do Imbuí, com aproximadamente 20 metros de altura, tem águas de forte intensidade e grande volume, que formam corredeiras, principalmente no verão.

 A beleza natural precisa ter uma água de boa qualidade. Infelizmente o que não ocorre. No entorno, coberto de musgo e enfeitado por uma flora belíssima da mata e a umidade são as principais características do ambiente.

Um parapeito no local, com um corrimão que percorre toda a extensão da cascata e proporciona uma bela paisagem aos visitantes e fotos ótimas.

Não é permitida a prática de banhos.

A Cascata do Imbuí é de grande importância histórica, citada até em trechos de O Guarani, obra de José de Alencar.Na história de Teresópolis a Cascata do Imbui é um dos primeiros pontos turísticos a serem descritos.

“ A primeira descrição oficial de Teresópolis foi feita em 1788 pelo Dr. Baltazar da Silva Lisboa, que em seu relato descrevia a serra (e a antiga Fazenda dos Órgãos) e também a Cascata do Imbuí. Porém, a região só se tornou conhecida a partir de 1821, quando o português de origem inglesa George March aqui adquiriu uma grande gleba e transformou-a em uma fazenda modelo, com sua sede localizada onde atualmente encontra-se o bairro do Alto.”

Endereço: Estrada Henrique F. Claussen – Cascata do Imbuí Teresópolis RJ  + Google

Vídeo da Cascata do Imbuí no link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *