Castelo Montebello Medieval em Teresópolis

Castelo Montebello em Teresópolis 01Castelo Montebello Medieval 

O Castelo Montebello Medieval está localizado na cidade de Teresópolis, no estado brasileiro do Rio de Janeiro.

O castelo começou a ser construído em 1917, em estilo anglo-normando, pelo embaixador do Brasil na Inglaterra, Dr. Frederico Feitosa, filho de imigrantes portugueses. O embaixador, em 1921, estabeleceu residência em Londres, e, por não ter herdeiros, resolveu vender o castelo. Este foi adquirido como residência de verão de um aristocrata italiano, Antonnio Faustino (engenheiro-chefe e vice-diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil), filho do conde Francesco Faustino. Maria Egídia faleceu em 1946, e a parte que lhe cabia foi comprada no pelo Dr. Nathan Hodick Lenson, médico escocês, casado com Valentina, filha de Antonnio Faustino e Maria Egídia. O médico o manteve como residência de verão até 1949, plantando os pinheiros da entrada e mantendo intacto o interior, respeitando a decoração e o caráter do mesmo.

Vitrais no interior do castelo, retratando a Santa Ceia. Os vitrais foram importados da Hungria na década de 1950.Castelo Montebello em Teresópolis 02

Em 1950, o castelo foi vendido a Cyrillo Mothé, que contratou o arquiteto alemão Eugen Luther Klass para reformá-lo. Entre 1953 e 1956, o castelo ficou aberto à visitação pública, mas o desaparecimento de peças do castelo fez com que este fosse fechado à visitação pública. Na década de 1990, o Rotary organizou uma festa de dia das bruxas no castelo.

Oratório no interior do castelo

Em 2005, o castelo abrigou o Festival de Inverno organizado pelo Serviço Social do Comércio.

Um dos atuais administradores do Castelo de Montebello é o sr. Jorge Faustino Hodick Lenson, já idoso, filho de Valentina Faustino e do Dr. Nathan Hodick Lenson. Vale lembrar que Antonnio Faustino, o aristocrata italiano, também foi cunhado de Joaquim Rolla, e, portanto, proprietário de parte do Palácio Quitandinha.Castelo Montebello em Teresópolis 03

Descrição

Com exceção de suas belezas externas, onde predominam as suas paredes adornadas com pó de pedras idênticas à época medieval, o seu interior já passou por muitas modificações, sem alterar o seu estilo. O piso, que era de madeira corrida, fora substituído pelo piso sintético, principalmente suas escadas. Os lustres deram espaços a filetes de luz fluorescente. No demais, todo seu perfil está conservado. As principais portas que dividem os cômodos são trabalhados em bronze e revelam a beleza de seus vitrais. No adro do castelo, registra-se uma plaqueta da inauguração do monumento, a sua história e os seus personagens.

Endereço: Rua Heitor de Moura Estevão, 385-393 – Vila Muqui, Teresópolis – RJ,Cep  25.965-002

+Google Maps

Fotos: divulgação/ Louis Capelle

Fonte: Wikipédia / Sesc Teresópolis

2 comentários em “Castelo Montebello Medieval em Teresópolis

  • agosto 14, 2017 em 7:33 pm
    Permalink

    Qual horário/dias de funcionamento e valor da entrada ?

    Resposta
    • agosto 15, 2017 em 11:29 am
      Permalink

      Bom dia! Maiores informações no link

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *