Cerimônia oficial do 25º Salão Nacional da Primavera SOARTE 2017

PREMIAÇÃO SOARTE 28 PUBLICOAlta qualidade e muitos prêmios na primeira noite da Primavera

Cerimônia oficial do 25º Salão Nacional da Primavera SOARTE 2017, na Casa de Cultura, teve entrega de prêmios

Teresópolis, 25 de setembro de 2017 – Com uma bela cerimônia na noite de sexta-feira, dia 22, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, ocorreram as premiações do 25º Salão Nacional da Primavera SOARTE 2017 — uma realização da Sociedade dos Artistas de Teresópolis, presidida por Helena Amaral, com apoio de RZ & Filhos, ASSCON Contabilidade, Embalagens Serra Karioca e Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

Montada pelo artista plástico, editor de arte e designer Ricardo Guarilha, a exposição segue até o dia 15 de outubro e pode ser vista de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábados e domingos, das 9h às 17h. A Casa de Cultura fica na Praça Juscelino Kubitschek, s/nº, em Araras.

O salão foi aberto nas modalidades pintura, escultura e desenho. “É um número significativo de artistas. É um orgulho para Teresópolis sediar uma exposição que conta com a presença de artistas renomados vindos de várias partes do estado e do País. É um salão de alto nível e sua qualidade vem aumentando a cada ano. Este ano, demos um salto nesse sentido”, comentou o secretário municipal de Cultura, Márcio de Paula.

  • Na “Categoria Especial”, a prata foi para Josiane Fonseca
  • Artistas e convidados prestigiam a solenidade de premiação do 25º Salão Nacional da Primavera SOARTE 2017, na Casa de Cultura Adolpho Bloch
  • Márcio de Paula, secretário municipal de Cultura, com Silvia Borges Mattar
  • Na mesa de abertura da cerimônia: Carlos Veríssimo, Carminha Mangia, Helena Amaral – presidente da SOARTE, secretário de Cultura Márcio de Paula e o empresário Marco Zael
  • Helena Amaral, presidente da SOARTE, com o artista J. L. Almeida, “Destaque em Escultura”
  • Secretário de Cultura Márcio de Paula com o premiado Ademar Ferrari, “Destaque Profissional” em escultura

A mesa diretora da cerimônia foi presidida por Helena Amaral, com a participação de Márcio de Paula; da secretária da SOARTE, Carminha Mangia; do fundador da entidade, Carlos Veríssimo; e do empresário Marco Zael, da ASSCON Contabilidade. A apresentação ficou a cargo de Arthur Barbosa. Prestigiaram a solenidade representantes da sociedade teresopolitana – entre eles Sílvia Borges Mattar, viúva de Sami Mattar, fundador e um dos principais nomes da SOARTE, e o filho Darik. Também estiveram presentes a atriz Edinar Corradini e os irmãos Louis e Herman Capelle, do Blog Terê Total, entre outros.

104 obras, sendo seis esculturas, e 29 prêmios

A mostra coletiva apresenta 104 obras, entre pinturas, desenhos e esculturas de 58 artistas profissionais e amadores. Os 29 prêmios foram distribuídos em várias categorias.

Em “Pintura Profissional”, os premiados foram Eliane Laranjeira (menção honrosa por “Azulando”); Lourdes Ischizu (menção honrosa por “Reflexos”); Martha Maria (bronze por “Família Sagrada”); Sylvio Veras (bronze por “Posição de São Pedro”); Francesco Cittadino (prata por “Vista do Cristo”); Zuleide Furtado (prata por “Natureza Morta”; Antônia Lúcia, representada por Zuleide Furtado (ouro por “Beleza Negra”); e Renato Cardoso (ouro por “Pescadores”).

Na categoria “Destaque Profissional”, os premiados foram Ferrari, por “Natureza Morta”; e Reinaldo Caó, ganhador do principal prêmio da noite, o de Aquisição, no valor de R$ 1.500,00, pelo belíssimo quadro “Tarefa do Dia”. Morador de Cabo Frio, onde coordena o Corredor Cultural, Caó não pôde comparecer à cerimônia e também foi representado por Zuleide Furtado. 

Na categoria “Pintura Amador”, os premiados foram: Rayssa Rabello (menção honrosa por “Pequena Ceia”); Vânia Azamor (menção honrosa por “Cena Teresopolitana”); Anmory (bronze por “Beleza Submersa”); Rosângela Canto (bronze por “Casario”); Lili (prata por “Meu Refúgio”); Ana Maria Latini (prata por “Toscana”); e Jo Ghazale (ouro por “Borboleta Blue”).

Em “Destaque Amador”, o prêmio foi para Marilene Balzi, por “Recuerdo de Buenos Aires”. Na “Categoria Especial”, a prata foi para Josiane Fonseca, e o ouro para D. Lino, por “Dama Reciclada” — um dos trabalhos mais originais da mostra, usando materiais recicláveis como tampas de pasta de dente, puxador de latinha de cerveja, molas, parafusos, etc. O “Destaque de Escultura” foi para “Sinuosidade”, de J. L. Almeida.PREMIAÇÃO SOARTE 29

 Em “Pintura Abstrata Profissional”, o bronze foi para Vanize Claussen, por “Gestação”. Prata para Carminha Mangia, por “Borboletas Sincronizadas”. E ouro para Lúcia Perissé, por “Flutuando”. Na categoria “Abstrato Amador”, a prata foi para Luma, por “Sol no Povoado”. Em “Desenho Amador”, prata para Thirza Asch (representada por Ricardo Guarilha), por “Pontal do Atalaia”; e ouro para Cláudia Cardoso, por “Beija-Flor”.

Na categoria “Desenho Profissional”, prata para Fernando Fernandes, por “Modelo no Atelier”; e ouro para Cássia Fouraux (igualmente representada por Zuleide Furtado), por “Cumplicidade”. O patrocinador do Salão, Marco Zael, estava feliz com o sucesso e a qualidade da mostra. “Sempre fui ligado à arte, gosto de quadros especialmente, e patrocino o Salão há muitos anos. Vou continuar, com certeza”, afirmou ele.

Texto: Ney Reis/Secretaria Municipal de Cultura

Fotos: Jorge Maravilha/AscomPMT

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Vídeo da Ascom no link

  • Secretário de Cultura Márcio de Paula recebe artistas e convidados
  • Giselle Jardim no 25º Salão Nacional da Primavera
  • Márcio de Paula, secretário de Cultura, com Rosangela Canto e sua tela ‘Casario’
  • Vanize Claussen com sua tela "Gestação”, na categoria “Pintura Abstrata Profissional”

Fotos exclusivas Louis Capelle- Terê Total do evento no link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *