Cultura faz debates com artesãos

CULTURA DEBATE CRIAÇÃO DE ESPAÇO PARA OS ARTESÃOS E A REALIZAÇÃO DE FEIRAS TEMÁTICAS

Teresópolis, 19 de setembro de 2018 – O Teatro Municipal ficou lotado nesta quarta-feira, (19), na reunião setorial realizada pela Secretaria Municipal de Cultura com artesãos da cidade. Dois temas tomaram conta dos debates: a criação da Casa do Artesão, um espaço para exposição e venda dos trabalhos produzidos pela classe, e a realização de feiras temáticas, aproveitando datas comemorativas, como o Natal.

Depois de ouvir as demandas da classe, a Secretária de Cultura apresentou a proposta da Gestão Municipal de implementar a Casa do Artesão. “Nesse primeiro momento, foi sugerido o Terminal Turístico Tancredo Neves, no Soberbo, para a instalação da Casa. Mas, isso só vai acontecer após a mudança da Secretaria de Defesa Civil daquele local, o que ainda não tem data prevista”, explicou a Secretária, Cléo Jordão.

Outra ideia proposta e aprovada foi a realização de feiras temáticas durante o ano, para valorizar a produção artesanal de qualidade no município. “Estamos tentando montar uma Feira de Natal. Pedimos que eles nos apresentem seus projetos para, juntos, alavancarmos o artesanato de Teresópolis”, assinalou Cléo.

Segundo a Secretaria de Cultura, pesquisa realizada pelo SEBRAE-RJ apontou que, depois do Rio de Janeiro, Teresópolis é a cidade com o maior número de artesãos. Atualmente, a Cultura tem cerca de 250 artesãos cadastrados. O cadastramento continua, com atendimento de segunda a sexta-feira, a partir das 13h, quando o artesão deve levar uma peça do seu trabalho para ser avaliado. A Secretaria Municipal de Cultura está instalada no 3º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675, na Várzea).

Fotos: Lipe Nascimento

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *