Cursos de Saúde do UNIFESO participam da simulação do Grande Acidente

Cursos de Saúde do UNIFESO participam da simulação do Grande Acidente

A simulação do Grande Acidente aconteceu no dia 23 de fevereiro no pátio do Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). No evento, os calouros são recebidos com diversas situações de emergência interpretadas por veteranos. Os professores coordenam, supervisionam e filmam a atividade para ser discutida posteriormente.

Muitos gritos, sangue, explosões, fumaça, pessoas sangrando com fraturas expostas, convulsões e desmaiadas em cenário de calamidade. Esta foi a situação em que o estudante Raphael Gaspar, do primero período, foi surpreendido juntamente com seus colegas. Ele foi instigado pelos ‘atores’ a tomar alguma atitude, chegando a conclusão de que prestar atendimento a uma pessoa requer muito preparo. “Embora eu não saiba nada de Medicina ainda, achei muito interessante essa situação. Este método de ensino – aprendizagem baseada em problemas – adotado pelo curso é muito efetivo, utilizado na maioria das instituições do exterior. Acredito que esta formação faz com que o profissional chegue mais preparado para a prática”, avaliou.

“Este momento serve para mostrar o quanto terão que se dedicar, estudar e aprender para exercer a carreira que escolheram”, alertou o professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina.

A estudante Beatriz Barros, do segundo período, atuou como uma das vítimas do Grande Acidente. “É extremamente importante para os calouros passarem por esta situação para entenderem que, como futuros médicos, é preciso estar do lado das pessoas para ajudar tanto fisicamente como também emocionalmente”, observou.

A ação, promovida todo semestre pelo curso de Medicina, contou com a participação dos professores e formandos de Medicina, Enfermagem e Odontologia numa demonstração detalhada das medidas de primeiros socorros à uma vítima grave presa nas ferragens de um carro. A novidade deste semenstre foi a inclusão de um cão atropelado no cenário de emergência, contando ainda com o curso de Medicina Veterinária em ação. “É bom que os calouros já comecem a graduação com esta visão integrada da atuação multiprofissional da saúde, seja como cidadão em um resgate identificando a vítima, sinalizando o local, entre outras atidudes necessárias, como se capacitando para socorrer a vítima, seja ela humana ou animal de forma mais qualificada”, disse o professor André Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária.

Fonte:Unifeso Jornalismo

  • Cursos de Saúde do UNIFESO participam da simulação do Grande Acidente
  • UNIFESO Teresópolis e o simulado!
  • Campus Antonio Paulo Capanema de Souza
  • Dia 23 de fevereiro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *