Exposição Coronel Claussen na Casa de Cultura de Teresópolis

Exposição Coronel Claussen será inaugurada na próxima semana

Teresópolis, 12 de março de 2010 – No próximo sábado, dia 20 de março, será realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº – Araras), a partir das 16h, a cerimônia de abertura da Exposição Coronel Claussen – O patriarca da política de Teresópolis. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura, contará com declamação de poesias, lançamento de livro e abertura da mostra propriamente dita. A exposição, que ficará aberta à visitação pública até 21 de abril, vai reunir documentos, fotografias e objetos ligados à vida do coronel Henrique Fernando Claussen, narrando assim a trajetória da família Claussen em Teresópolis.

“Preparamos uma justa homenagem ao Coronel Claussen, após 72 de seu falecimento. Na exposição, poderão ser vistos, pela primeira vez, documentos e fotografias de um importante período da história da cidade, incluindo interessantes aspectos da vida do coronel. O público também terá a oportunidade de acesso à genealogia das diversas ramificações da numerosa família Claussen e ainda das famílias Oliveira e Turl. O trabalho é muito interessante e será uma ótima oportunidade para descendentes, além de uma rica fonte de informações para pesquisadores, estudantes e quem aprecia a história de Teresópolis”, convida o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Promovida pela Secretaria de Cultura, a exposição foi idealizada pela professora e doutora em artes Nilza de Oliveira, e por seu irmão, o professor Henrique Fernando de Oliveira, bisnetos do coronel Claussen e descendentes de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, em parceria com a chefe do Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Teresópolis, Regina Rebello.

Programação:

20 de março de 2010

 16h

  • Composição da mesa
  • Declamação das poesias de Olegário Mariano:
  • A Toca da Cigarra, por Nilza de Oliveira
  • A Casa dos Sete Cedros, por Ronaldo Fialho e Solange Fernandes
  • Abertura da exposição Coronel Claussen

17h

  • Lançamento do livro ‘Claussen e Seus Descendentes’, de Hugo Forein Jr.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *