Febre amarela: Estado realiza Dia D de vacinação

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 2018

Núcleo de Imprensa

Febre amarela: Estado realiza Dia D de vacinação

Em 27 de janeiro, os 92 municípios estarão mobilizados na ação

 No próximo dia 27 de janeiro, a partir das 9h, a Secretaria de Saúde realizará o Dia D de vacinação contra a febre amarela. Todos os 92 municípios do Rio vão participar e o objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância de se imunizar contra a doença. Durante a ação, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde, UPAs, instalações montadas pela secretaria e também nos quartéis do Corpo de Bombeiros.

– Temos vacinas para todos os municípios e contamos com o apoio de todos nessa ação. Importante destacar que no dia D a dose que vamos ofertar é a dose integral da vacina, que é a que estamos disponibilizando no momento. Só a partir do dia 19 será feito o fracionamento – disse o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

Desde janeiro de 2017, o Estado vem adotando medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos no território fluminense, a secretaria iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a febre amarela principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença). Desde julho do ano passado, todos os 92 municípios já estão incluídos na área de recomendação da vacina e a campanha de vacinação permanece.

Até o momento, cerca de 46% do público-alvo da campanha estão vacinados. A secretaria está disponibilizando boletins diários com a atualização de casos da doença.

Em 2018, até o momento, foram registrados 4 casos de febre amarela silvestre em humanos: uma morte em Teresópolis e três casos em Valença, sendo dois óbitos.

Dose fracionada

No último dia 9 de janeiro, o Ministério da Saúde anunciou que Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo vão adotar o fracionamento da vacina contra a febre amarela. No Rio, essa campanha será realizada em 15 municípios, entre os dias 19 de fevereiro e 9 de março. Os municípios que terão doses fracionadas são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica.

Para mais informações sobre a doença, acesse www.febreamarelarj.com.br.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *