Homenagem a von Martius no bicentenário da significativa viagem ao Brasil

2017-08-18 Comemoração do Bicentenário Museu von MartiusHOMENAGEM A von MARTIUS NO BICENTENÁRIO DA SIGNIFICATIVA VIAGEM AO BRASIL

O Parque Nacional da Serra dos Orgãos-PARNASO,comemora em parceria com o Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro,o Bicentenário da histórica viagem ao Brasil do cientista/artista alemão Carl Friedrich Phillipp von Martius ,que viajou junto com  outros importantes cientistas e artistas como Johann Baptist von Spix e Thomas Ender,que faziam parte da Missão Científica/artística que acompanhou a princesa Leopoldina que aportou aqui, pra casar com D. Pedro I. Vieram com o objetivo de pesquisar a flora e a fauna do Brasil ,seus habitantes e tudo que contribuisse para o desenvolvimento do nosso país.Foi uma viagem que durou tres anos(1817/ 1820),cheia de aventuras científicas e inventários,onde desbravaram cerca de 10 mil km pela regiäo sudeste, nordeste atingindo o sistema amazônico,a pé, em lombo de burro, canoas improvizadas,enfrentando todo tipo de dificuldades e perigos das entranhas das florestas,que tanto os encantou e que as descreveu com riqueza de detalhes,inclusive o entorno da Serra dos orgãos,que tantou enalteceu ,fazendo até um belo desenho da mesma, com seu perfil suave e solene, bem como sua exuberante vegetação.

O resultado desta importante viagem ao Brasil foi um legado científico,histórico e artístico deixado por Martius, com obras cheias de superlativos, inclusive a” Flora Brasiliensis, “a mais completa enciclopédia botanica brasileira ,reconhecida no mundo até hoje.”

O renomado cientista foi o grande desbravador do Brasil no séc.XIX,onde fez grandes descobertas científicas,produções literárias e artísticas .

O Evento registra um momento histórico e vai acontecer num local histórico- o Museu von Martius- o único do mundo, administrado pelo Parque Nacional da Serra dos Orgäos, e vai contar com a participação de professores e alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que vão proporcionar um Sarau Poético com músicas da época e atuais, além da apresentação de  um solene coral  e exposição de artes plásticas. O Chefe do Parnaso,agrônomo Leandro Goulart faz a abertura oficial do Evento junto ao Reitor da UFRJ Prof. Roberto Leher e à Decana do Centro de Letras e Artes Profa. Flora De Paoli Faria. Na sequência serão proferidas palestras do Prof  João Henrique Santos – UFRJ e a Arquiteta do Parnaso Irineusa de Oliveira Santos encerra as festividades em homenagem à von Martius ,cujo empenho , admiração e dedicação pelo nosso país,   o fez se intitular “Cidadão espiritual do Brasil”.

Programação Musical:

Data: 18 de agosto de 2017 de 9 hs às 16 hs

Evento: Bicentenário de von Martius

Local: Museu von Martius- Parque Nacional da Serra dos Orgäos- Sede Guapimirim- Rodovia Rio/Teresópolis-km 98 -RJ

Entrada: Franca com Estacionamento

  • Mini Recital de 20 minutos – Alberto Pacheco, canto Nícolas de Souza Barros, violão
  • Mini Recital de 20 minutos – Graça Alan, violão e alunos.

Fonte:  Irineusa de Oliveira Santos / PARNASO 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *