Justiça autoriza e Prefeitura de Teresópolis vai usar Clube Panorama para alojar desabrigados das chuvas

Justiça autoriza e Prefeitura vai usar Clube Panorama para alojar desabrigados das chuvas

Teresópolis, 19 de abril de 2012 – Em decisão concedida à antecipação de tutela no final da tarde desta quinta-feira, 19, o Juiz Carlo Artur Basilico, da 1ª Vara Cível de Teresópolis, autorizou a Prefeitura a utilizar parte das instalações do Panorama Country Clube, localizado no bairro Panorama, para acolher os desabrigados do temporal do dia 6 de abril. A decisão atende a Medida Cautelar proposta pelo Município, que decretou estado de emergência, declarando a necessidade pública para a utilização temporária do imóvel.

Em sua decisão, o Juiz levou em consideração a urgência de se disponibilizar abrigo provisório para as 48 famílias, atualmente alojadas em duas escolas: Centro Educacional Rose Dalmaso (Cedal), no bairro de São Pedro, e Ciep 475 Professor Sebastião Mello, no Rosário.

Boletim divulgado pela Defesa Civil de Teresópolis às 17h30 desta quinta-feira, 19, informa que desde o dia 6 de abril, quando ocorreu forte chuva no município, foram feitas 851 vistorias técnicas e 555 interdições de residências. O temporal deixou 24 feridos e 5 óbitos. Permanecem abrigadas 179 pessoas em dois pontos de apoio (Centro Educacional Rose Dalmaso – Cedal, no bairro de São Pedro, e Ciep 475 – Professor Sebastião Mello, no Rosário).

Com base no número de vistorias realizadas, a estimativa é de que existam 2.312 pessoas desalojadas (população em casas de parentes ou amigos). De acordo com o que orienta a Secretaria Nacional de Defesa Civil, este cálculo é feito com base em um número de quatro pessoas por família / residência. 

Os bairros mais afetados são Coreia, Santa Cecília, Araras, Fonte Santa, Granja Primor, Vale da Revolta, Pimentel, Perpétuo, Rosário, Fátima, Quinta Lebrão, Meudon, São Pedro, Morro dos Pinheiros, Tijuca e Alto.

Atendimento Posto Avançado de Defesa Civil

Com objetivo de orientar os moradores atingidos e fornecer toda documentação referente e exclusivamente ao desastre ocorrido no dia 06 de abril, a Defesa Civil de Teresópolis montou Postos Avançados nos bairros. O atendimento começou na segunda-feira, 16, e registrou 45 vistorias e 4 interdições na Fonte Santa; na terça-feira, 17, em Santa Cecília, foram 86 vistorias, 7 interdições e 79 laudos emitidos; na quarta-feira, 18, no Pimentel foram 37 vistorias, 23 interdições e 43 laudos emitidos. 

Texto: Silvia Pimentel e Mara Lúcia

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *