Museu Von Martius

Museu Von MartiusMuseu Von Martius no Parque Nacional de Serra dos Órgãos – sede Guapimirim

A antiga casa-sede da fazenda Barreira do Soberbo, no Parque Nacional de Serra dos Órgãos, abriga hoje um museu em homenagem ao botânico e naturalista alemão Friedrich Philipp Von Martius. Um dos membros da missão científica enviada ao Brasil pelos governos bávaro e austríaco, em 1817, Von Martius percorreu diversas regiões brasileiras a cavalo, durante três anos, até se hospedar na fazenda do Soberbo.

Conhecedor de mais de 12 mil espécies da fauna e da flora brasileiras, Von Martius fez um trabalho tão significativo que o Dia Nacional da Botânica, 17 de abril, é comemorado na data de seu nascimento.

Além do pesquisador, o Imperador dom Pedro II, a Princesa Isabel e o Conde D’Eu também se hospedaram na Barreira do Soberbo. Incorporada ao patrimônio ambiental da União em 1939, quando o presidente Getúlio Vargas criou o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a sede da fazenda mantém a exposição permanente Flora Brasiliens, uma mostra sobre as pesquisas de Von Martius e uma maquete de toda a área do parque. 

O casarão foi restaurado para a preservação de suas características originais e possui, além de videoteca, um auditório para palestras, cursos e seminários com capacidade para 40 pessoas. O local é a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Guapimirim.

SERVIÇO

  • Endereço: km 98 da Estrada Rio-Teresópolis (Rodovia Santos Dumont)
  • Telefone: (21) 3633-1898
  • Email: parnaso@icmbio.gov.br
  • Site: http://www.icmbio.gov.br

Foto:Divulgação 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *