Parque Estadual dos Três Picos

Três Picos e outras formações rochosas do Pico da CaledôniaParque Estadual dos Três Picos

Parque Estadual dos Três Picos (PETP)(Decreto nº 31.343, de 06/06/02) Parque Estadual Três Picos

Com 65.113 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos é a maior Unidade de Conservação de proteção integral do Rio de Janeiro, tendo sido criado para preservar extensa porção de matas em excelente estado de conservação no Corredor da Serra do Mar. O parque se estende por cinco municípios, estando dois terços no município de Cachoeiras de Macacu e estando o restante divido entre os municípios de Nova Friburgo,Teresópolis,Silva Jardim e Guapimirim. 

Parque Estadual Três Picos em Teresópolis 01O Parque Estadual dos Três Picos forma um contínuo florestal com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e com a Estação Ecológica do Paraíso, o que aumenta a sua importância como refúgio para inúmeras espécies da fauna e da flora fluminenses, especialmente os grandes mamíferos e aves como a lontra, a jaguatirica e o gavião-pega-macaco, além de muitos outros. Na região é grande a ocorrência de espécies raras ou endêmicas. 

Os três picos são formados pelo Pico Menor, Pico Médio e Pico Maior, sendo este último o ponto culminante da Serra do Mar, com 2.316 metros de altitude. Seu acesso só é possível por escalada. O Pico Maior foi escalado pela primeira vez em 1946, o que para a época foi um feito bastante corajoso e audacioso. Os picos Menor e Médio podem ser alcançados por trilha, no entanto só é recomendável fazê-lo com a orientação de um guia que conheça bem a região, porque além de serem trilhas pouco feitas (logo, estão muito fechadas), são consideradas de nível pesado.Parque Estadual Três Picos em Teresópolis 02

No PETP foram encontrados os mais elevados índices de biodiversidade em todo o Estado, o que em parte se explica devido à sua grande variação de altitude: que se estende desde a cota altimétrica de 100 metros até os 2.316 metros do Pico Maior de Friburgo, ponto culminante de toda a Serra do Mar. Devido a isso, ali podem ser observadas formações tão diversas como a floresta ombrófila densa, com sua grande variedade de árvores por hectare; as matas de neblina, com sua extraordinária diversidade de espécies epífitas tais como orquídeas, bromélias, samambaias emusgos; e os campos de altitude, que possuem plantas típicas de ambientes sujeitos a temperaturas abaixo do ponto de congelamento. Isso fez com que os especialistas considerassem aquela região como um dos hotspots em termos de biodiversidade em todo o planeta, sendo a sua preservação considerada, por esta razão, prioridade máxima. 

Além disso, o parque ostenta um dos mais extraordinários conjuntos de montanhas de todo o país, sendo por isso considerado como um verdadeiro paraíso para a prática de esportes como caminhadas e escaladas em rocha. As suas montanhas mais conhecidas podem ser acessadas pela RJ- 130 (Terê-Fri). São eles os gigantes de granito como os Três Picos, Capacete, o Morro dos Cabritos e a Pedra D’Anta. Também chamam a atenção as formações rochosas menores, mas com formas peculiares, como os Dois Bicos e a Caixa de Fósforos. Nessa região é possível a prática de escaladas para os mais aventureiros, trekkings ou caminhadas, sendo indicado o guia para visitantes menos experientes. 
Frades Teresópolis RJ 05Em Cachoeiras de Macacu localiza-se a sede administrativa do parque. Neste local é possível realizar atividades diversas como trilhas de baixo nível de dificuldade, conhecer o centro de visitantes, histórias e importância do parque através de imagens e de uma maquete, além de visitar o mirante que permite a observação da serra do Município de Cachoeiras de Macacu por meio de uma trilha leve de curto percurso. Este espaço é aberto à visitação diária para visitantes espontâneos e grupos agendados.

Como Chegar em Salinas

Vindo de Teresópolis, pegar a RJ 130 (Terê-Fri) e depois de passar por Bonsucesso e Vieira, no km 46 mais ou menos, antes do Mercado do Produtor Rural, entrar à direita e seguir a indicação das placas Pesagro Rio/Ibelga. Continuar seguindo a placa em direção ao Ibelga (que é o Instituto Bélgica-Nova Friburgo). Quando passar pelo Posto dos Amigos tomar a esquerda. Mais 4,3 km e já estará no povoado mais próximo, de onde se avista os Três Picos. Lá é possível obter informações sobre as pousadas locais.

Vindo de Nova Friburgo, pegar também a RJ 130 (Terê-Fri) e seguir sempre em frente por esta estrada, passando pelo Campo do Coelho, depois pela Queijaria Escola Suíça e Conquista. Pouco mais de 1 km à frente, à esquerda, estará o Mercado do Produtor Rural. Neste ponto, um pouco à frente, entrar à esquerda, saindo da rodovia, e daí por diante seguir as mesmas orientações acima.Caixa de Fósforo

Fonte: Facebook do Parque Três Picos

Endereço: Estrada do Jequitibá, 145 – Boca do Mato, Cachoeiras de Macacu RJ  Tel  (21) 2649-6847

+ Google Maps

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *