PMT capacita servidores sobre o sistema de aprimoramento de dados

PREFEITURA CAPACITA SERVIDORES SOBRE SISTEMA DE APRIMORAMENTO DE DADOS

A ferramenta eSocial busca unificar o envio de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais.

Teresópolis, 20 de setembro de 2018 – A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Administração, realizou na manhã desta quinta-feira (20) uma palestra de capacitação para os servidores municipais a respeito da ferramenta eSocial, do Governo Federal, que visa aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais.

A capacitação aconteceu no Teatro Municipal para servidores dos setores da folha de pagamento e do recursos humanos das secretarias de Administração, Saúde e Educação.

“Hoje, estamos capacitando os servidores sobre o que é o social. A partir daí, estaremos adequando os sistemas internos da prefeitura para que a máquina pública tenha mais transparência e eficiência”, explicou o Secretário de Administração, Lucas Guimarães.

A palestra foi ministrada pelo contador Filipe Santos, também especialista em eSocial. “Esta ferramenta vai simplificar todo o sistema administrativo do órgão público, bem como promover uma melhor fiscalização, uma vez que os acessos aos dados disponibilizados serão mais rápidos”, explicou.

Sobre o eSocial

O eSocial é uma sistemática que visa à unificação do envio de informações pelo empregador, em relação aos seus empregados, em cumprimento das obrigações previstas na legislação trabalhista, previdenciária e tributária.

Tem como objetivos viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas; simplificar o cumprimento de obrigações; e aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais.

As informações ficarão armazenadas no ambiente nacional do eSocial e poderão ser acessadas apenas pelos participantes do projeto (Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social e Secretaria da Receita Federal do Brasil) para fins previdenciários, fiscais, de apuração de tributos e FGTS.

Foto: Di Pontes

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *