Praça Baltazar da Silveira recebe último dia da Semana da Cidadania

FOTO 10Praça Baltazar da Silveira recebe último dia da Semana da Cidadania

Dia D atendeu a população com aferição de pressão, saúde bucal e aula de ginástica

Teresópolis, 03 de julho de 2017 – A Praça Baltazar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, recebeu, na manhã deste sábado, 1º, O Dia da Cidadania, como encerramento da Semana da Cidadania. O evento, organizado pelo Observatório Social do Brasil Teresópolis (OSB-T), atendeu a população com aferição de pressão e glicose, aula de ginásticas, exercício pulmonar, higiene bucal, orientação de preservação ambiental e até vacina antirrábica para cães e gatos.  Os presentes também puderem apreciar uma seresta no coreto da praça e a apresentação da Banda de Fanfarra do Colégio Estadual Lions Club.

O presidente do OSB-T, Marco Aurélio Alves, ressaltou a consolidação do evento perante a sociedade teresopolitana. “Este é o segundo ano que estamos promovendo a Semana da Cidadania e, todas as atividades realizadas mostraram como a sociedade e as instituições aceitaram a proposta do Observatório”, concluiu.

O Dia da Cidadania atraiu pessoas de todas as idades. Os alunos da turma de Ginástica Sênior, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, acompanharam o professor Luiz Lisardo numa grande aula de ginástica ao ar livre. Considerada uma estratégia preventiva para combater a inatividade e promover a qualidade de vida na melhor idade, a atividade grupal, de baixo impacto e curta duração, não utiliza esforços intensos e gera uma série de benefícios à saúde, além de incentivar o convívio social.FOTO 14

Os jovens alunos da turma de 1º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Serra dos Órgãos aprenderam com a estudante de Pedagogia, Jaqueline Cabral, a importância de cuidar dos recursos naturais. “Trabalhamos para que haja conscientização de todos os recursos naturais que temos, principalmente a água. Nossas crianças utilizam a água, mas não sabem da importância dela, e é exatamente isso que estamos apresentando hoje”, explicou Jaqueline.

Quem desejou aferir a pressão ou saber como anda o nível de açúcar no sangue, contou com a ajuda dos estudantes do curso de Enfermagem. Dona Aidê Rocha, de 88 anos, aproveitou o dia para tomar vacina contra a gripe. “Temos que fazer tudo para vivermos mais e a prevenção é a melhor coisa que podemos fazer”, disse.

A saúde bucal também teve espaço garantido no Dia da Cidadania. Jovens, adultos e crianças puderam aprender a fazer um autoexame bucal e a realizar uma escovação eficaz. E não foram apenas os humanos que ganharam com o Dia da Cidadania. Gatos e cachorros, a partir dos seis meses de idade, receberam vacina antirrábica gratuita.FOTO 05

Já os alunos do curso de Ciências Biológicas apresentaram diversas plantas que fazem parte do nosso dia a dia. Através do jardim sensorial, as pessoas podem cheiras e tentar acertar quais são as plantas expostas. A auxiliar administrativa Luciana Rose da Silva participou da experiência e aprovou. “Gosto quando há na cidade coisas como essa para a população. Sempre participo”, finalizou.

  • Dona Aidê Rocha, de 88 anos, aproveitou o dia para tomar vacina contra a gripe
  • Os animais também foram atendidos durante o Dia da Cidadania
  • Membros do Observatório Social de Teresópolis
  • Banda de Fanfarra do Colégio Estadual Lions Club, regida pelo maestro Alessandro Nogueira

Encerrando a programação do Dia da Cidadania, a Banda de Fanfarra do Colégio Estadual Lions Club, regida pelo maestro Alessandro Nogueira, fez uma grande apresentação na Praça da Matriz de Santa Teresa, com apresentação de baliza e coreografia ao som de músicas consagradas, como YMCI, do Village People, e One Thousand Years, de Chistina Perri, e também canções da atualidade, com Despacito.

Fonte:Observatório Social de Teresópolis 

  • Os alunos do professor Luiz Lisardo em uma grande aula de ginástica ao ar livre
  • Alunos do CESO aprendem a importância de cuidar dos recursos naturais
  • Crianças e adultos recebem orientação sobre higiene bucal
  • Aferição de pressão foi uma das atividades mais procuradas no Dia da Cidadania

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *