Raio deixa o sistema do INMET em 04-03-18 fora do ar

ESCLARECIMENTOS SOBRE O EVENTO DE RAIO OCORRIDO NO INMET EM 04/03/2018

O Instituto Nacional de Meteorologia – INMET esclarece que a descarga elétrica, a qual foi provocada por um raio, derrubou o sistema de previsão do tempo do Inmet na tarde desse domingo (4), atingiu na verdade um “no-break”, do sistema de alimentação eletrica dos computadores.

Devido à queda do raio, gerou-se um surto de energia muito alto na rede.

O supressor de surto de um dos quadros elétricos agiu aterrando a maior parte da sobrecarga, mas algum resquício passou e atingiu o banco de capacitores, onde um deles não suportou e ocasionou um desligamento em série.

O supressor de surto foi reposto e os “no-breaks” religados.

Nenhum computador foi danificado, especialmente o supecomputador que já voltou à operação normal.

A demora na normalização deve-se ao fato de se seguir um protocolo de inicialização, já que existem muitos sistemas interdenpendentes.

Ficou então o alerta para que sejam trocados todos os bancos de capacitores dos 4 equipamentos “no-break” de 80 kVA cada um do sistema de alimentação elétrica.

Além da queima do supressor de surtos e do capacitor, a única consequência danosa foi a não recuperação da base de autenticação de usuários. Ela foi corrompida e estamos aproveitando a oportunidade para implantar uma nova e mais atual. Daí se dá a demora em retornar o acesso às contas de correio eletrônico.

Informo que em poucas horas os serviços de autenticação estarão reestabelecidos e em pleno funcionamento.

Atenciosamente,

José Mauro de Rezende
Diretor Substituto do INMET

Fonte:INMET

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *