Senac RJ discute o setor de Moda na Região Serrana

Senac RJ discute o setor de Moda na Região Serrana em Comitê Técnico Setorial

Evento, no dia 13 de setembro, reúne as lideranças do setor no Palácio Quitandinha, em Petrópolis, com o objetivo de identificar desafios e tendências de mercado e subsidiar soluções de educação profissional 

O Senac RJ promove, no dia 13 de setembro, em Petrópolis, mais uma edição do Comitê Técnico Setorial, desta vez para discutir o setor da Moda na Região Serrana do Rio de Janeiro. O objetivo do evento, no Palácio Quitandinha, é aproximar a instituição de ensino dos principais representantes desse mercado, além de identificar desafios, tendências e necessidades do setor e reunir subsídios para o desenvolvimento de cursos e projetos educacionais alinhados às demandas dos empresários e da sociedade. 

O encontro sobre o setor de Moda terá abertura da diretora do Senac RJ Ana Cláudia Martins e, na sequência, a diretora do Sesc RJ Regina Pinho falará sobre as principais ações da instituição. Em seguida, será apresentada a palestra “Storytelling, transparência e o novo mindset de consumo: como posicionar marcas nesse novo tempo”, do publicitário, especialista em Marketing e Branding, Rick Yates. O palestrante possui mais de dez anos de experiência em Marketing de Moda, tendo passado por marcas como Osklen, Cantão, EVA (Grupo Reserva) e Mercatto. A discussão entre os participantes pretende identificar as principais tendências para o desenvolvimento do setor.

Já na segunda parte do evento, uma reunião de trabalho dos profissionais e técnicos do setor debate desafios e experiências positivas que esses profissionais vivenciam em seu local de trabalho. O Senac RJ pretende investigar a percepção do empresário em relação à instituição, aos profissionais por ela formados e seu papel no desenvolvimento desse setor econômico e identificar as ocupações profissionais mais relevantes para esse mercado. Essas informações poderão embasar a atualização do portfólio dos cursos de educação profissional do Senac RJ.

Comitê Técnico Setorial

 O Comitê Técnico Setorial é parte de um amplo programa do Senac RJ voltado para o desenvolvimento das vocações regionais do estado. A primeira edição do encontro sobre Moda foi realizada em junho no Rio de Janeiro capital e, agora, o projeto será replicado nas diferentes regiões do estado, começando pela Região Serrana. Petrópolis também já sediou o Comitê Técnico Setorial sobre o setor de Turismo na Serra Imperial.

Constituído por representantes de empresas, associações de referência, sindicatos patronais e de trabalhadores, membros da sociedade civil, do meio acadêmico e de instituições de pesquisa, ciência e tecnologia, além de especialistas do próprio Senac RJ, o Comitê Técnico Setorial é uma ferramenta de escuta do mercado acerca das demandas do mundo do trabalho, da sociedade e dos diversos setores atendidos pela instituição.

Ainda sobre o tema Moda, o Senac RJ realizou, em 14 de agosto, no Senac Petrópolis, o evento Veste Rio é Aqui, cujo objetivo foi gerar negócios e fortalecer o segmento, unindo a expertise de grandes nomes do mercado, oficinas de estilo e sustentabilidade para o público, além de palestras com profissionais da área.

Vocação Regional 

Segundo dados do IBGE, em 2017, o segmento – que reúne tecidos, vestuário e calçados – foi umas das atividades com maior crescimento no estado e no país. Houve expansão de 7,6% do volume de vendas de produtos da Moda no Brasil e de 4,2% no Rio de Janeiro, quando comparados aos resultados do ano anterior.

Considerado a capital da moda do Brasil, o Rio de Janeiro é dono de um estilo e de uma estética próprios e lança tendências para o país e o mundo. Além de ter um forte mercado interno, o estado influencia todo o setor no país e, se no passado as empresas fluminenses buscavam referências no exterior, hoje o movimento é de mão dupla e o mercado internacional também está atento ao que o Rio usa, produz e vende. 

Segundo levantamento do Senac RJ, a arrecadação de ICMS oriunda do comércio varejista e atacadista de produtos de moda foi de R$ 892,4 milhões no estado do RJ, o que representa 2,8% do total de ICMS arrecadado no estado em 2017. 

Na Região Serrana, grande referência na confecção de moda íntima no país, o número de contratações no setor de Moda já excede o de demissões. Em Nova Friburgo, por exemplo, o setor de moda íntima é destaque nacional. Já a cidade de Petrópolis tem a famosa Rua Teresa como referência de consumo, atraindo moradores e turistas em seus mais de 900 pontos de venda. O polo produtivo do município supera 600 confecções, que geram cerca de 20 mil empregos.

Comitê Técnico Setorial – Moda

  • Dia: 13 de setembro de 2018
  • Horário: 8h às 13h
  • Local: Palácio Quitandinha (Av. Joaquim Rolla, n º 2 – Petrópolis)

Programação completa:

  • 08h – Welcome Coffee
  • 08h30 – Abertura – Diretoria Senac RJ e Sesc RJ
  • 08h50 – Palestra: “Storytelling, transparência e o novo mindset de consumo: como posicionar marcas nesse novo tempo.”
  • 10h30 – Coffee Break
  • 11h00 – Atividade: Proposta de avaliação do portfólio de Moda para a Região Serrana
  • 13h – Encerramento

Fotos divulgação Marcos de Paula

Fonte:Patrícia Diniz / Senac RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *