Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista

Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista promove integração do conhecimento entre comunidade científica e acadêmica no UNIFESO

No dia 19 de maio, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) sediou o I Simpósio Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar multidisciplinar, recebendo diversos profissionais e estudantes das áreas da Saúde e Educação. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI), marcou a fundação do Núcleo na Região Serrana (ABENEPI Serrana), que vai abranger diversos profissionais da região, como médicos, psicólogos e pedagogos, para conduzirem a entidade, que estuda a infância há mais de 50 anos no Brasil.

“O objetivo de núcleo é levar o estudo da infância e a disfuncionalidade que acontece nesse período de desenvolvimento para todos o profissionais da área entenderem, na realidade, como acontece o desenvolvimento, com o objetivo de disseminar saber”, explicou Andrea Silva, neuropsicóloga e vice-coordenadora da ABENEPI Serrana.

Segundo ela, o UNIFESO foi escolhido para dar início a este trabalho na região por “ter um peso de muita relevância a nível científico, com a questão da pesquisa, e acadêmico, com grande influência do saber”. Na avaliação de Andrea, há muitas crianças na região com necessidade de atendimento de profissionas preparados, e há muita dificuldade no diagnóstico. Ainda de acordo com ela, o Simpósio veio trazer um olhar multidisciplinar, compatilhando o conhecimento de profissionais da Neurologia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia e Pedagogia, que contribuem na construção de um olhar mais preparado para o entendimento desse transtorno, que merece atenção e intervenção. “Intervenção é a palavra de ordem, pois quanto mais for antecipada esta intervenção, melhor o prognóstico”, afirmou Andrea.

Cubo de Ideias

Paralelo ao evento, os participantes tiveram acesso a estandes com exposição e venda de livros e de jogos terapêuticos. Entre eles estava o Cubo de Ideias, uma loja virtual que será lançada em junho com jogos terapêuticos, voltados para o desenvolvimento cognitivo-linguístico de forma divertida, leve e eficiente. A iniciativa vem da união da design gráfica Cristina Amaral com a fonaudióloga Thais Braga. Segundo Thais, a ideia começou com uma produção de jogos para os pacientes dela, que resultou em uma boa aceitação dos pacientes e respostas positivas ao tratamento. “Tentamos resgatar a utilização dos jogos como uma ferramente de estímulo”, justificou Thais.

Fonte: Unifeso Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *