Teresópolis festejou com ATL o dia Nacional da Cultura e Língua portuguesa no Brasil realizado no Vila Nova Eventos

IMG_20171105_112334039cTeresópolis festejou com a ATL o dia Nacional da Cultura e Língua portuguesa no Brasil realizado no Vila Nova Eventos

Criada a Federação das Academias de Letras no Estado do Rio ( FALERJ)

Teresópolis, 05 de novembro de 2017. Foi realizado no Vila Nova Eventos,em Teresópolis os festejos  ao Dia Nacional da Cultura e Língua portuguesa no Brasil. Além de alguns integrantes da Academia de Letras de Teresópolis, ATL, contou com diversos representantes de entidades e academias da valorização da cultura do estado do Rio de Janeiro.

A cerimônia foi aberta pela composição da mesa por outras entidades de cultura de São Fidélis, Campos, Nova Friburgo, Petrópolis, Niterói , Itaperuna, Vassouras , Cambuci, São Gonçalo, pelo presidente da Academia Fluminense de Letras , Waldenir de Bragança, que saldou nossa pátria com todos participantes;  o presidente da ATL, Jorge Luiz Dodaro,o secretário de cultura de Teresópolis, Márcio de Paula.IMG_20171105_093527384

Diversos academias de letras do estado do Rio estavam presentes ao evento na casa do Vila Nova para o propósito de criação da FALERJ e fortalecimento das Academias de Letras no Estado do Rio, através dessa Federação das ATLs.

Waldenir de Bragança destaca a importância de Rui Barbosa para nossa cultura e mundial. Em 1923, quando faleceu Rui Barbosa foi uma grande perda mundial: “Um dos grandes vultos intelectuais de sua história”.Ele foi o patrono e paraninfo da Academia Fluminense de Letras. Hoje,dia 05 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Cultura. A segunda parte fala da  Língua portuguesa no Brasil que é uma campanha importante da língua oficial da ONU. Destacou a Professora Matilde Caroni ,representando o Elos Internacional da Comunidade Lusíada , presente à mesa.

Durante a solenidade foi entregue a homenagem ao Colégio São Paulo, pelos seus 90 anos de educação e cultura, através das freiras representantes:a  Sr. Betha Rocha Costa e a irmã Nair Schallenberger. Moção de congratulações e reconhecimento ao Colégio São Paulo que foi fundado em 15 de outubro de 1927.

Bruna Dodaro faz homenagem a Alice Nunes lendo um poema de seu livro: “Coversa de Bonecas”. Pois ela não pode estar no evento por motivo de saúde.

Participação especial dos poetas da Oficina de Poesia e Criação do Centro Cultural Feso Pro Arte com encenação teatral.

Presentes à mesa: Ana Regina Seixas de Azevedo (representando a Academia Fidelense de Letras), Hélio de Freitas Coelho (presidente da academia Campista de Letras), Sheila dos Mares Guia (presidente da Academia de Letras de Vassoura), Gerson Pereira Vale (presidente da Academia Petropolitana de Letras)que foi homenageado, Márcia Maria de Jesus Peçanha (presidente da Academia Niteroense Letras e 1ª secretária da Academia Fluminense de Letras), Waldenir de Bragança (presidente da Academia Fluminense de Letras ), Jorge Luiz Dodaro (presidente da Academia de Letras de Teresópolis),  Dr Almir Pinto de Azevedo (presidente da Academia de Letras e Artes de Cambuci) destaca os Jogos Florais em sua 12ª edição (concursos de poesia e trova); Oton São Paio  (fundador e presidente da Academia Gonçalense de Letras), Ordilei Alves da Costa (diretor cultural-representando a presidente Tereza C. Malcher Campitelli da  Academia Friburguense de Letras); Márcio de Paula (Secretário de Cultura de Teresópolis), Matilde Caroni (Professora e presidente do Cenáculo Fluminense de história e letras, presidente do Elos Niterói e diretora internacional do Elos) e Luciana Pessanha Pires,  (representando a Academia Itaperunense de Letras).

Participantes do encontro foram convidados para assistir ao projeto “Cultura de Raiz” na Casa de Cultura Adolpho Bloch em Araras. Além da boa música do interior do município a divulgação da cultura e o movimento cultural da cidade de Teresópolis RJ. A música de raiz, muito forró, sertanejo, romântico, pop, marcaram o encontro. Caio M Artigas deu um show na Casa de Cultura juntamente com diversos outros artistas. A atriz e conselheira estadual de Cultura, Nara Zeitune, e produtora, Eliana Resende, apresentaram o programa e animaram a galera. O secretário municipal de Cultura, Márcio de Paula, também presente ao evento. “Esse projeto é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura que promove a cultura da cidade.”

  • Presidente da Academia Fluminense de Letras , Waldenir de Bragança.
  • Evento da Academia Teresopolitana de Letras
  • Márcio de Paula, Delmo Ferreira e Jorge Bragança
  • Destaque para a cultura fluminense
  • Irmãs do colégio São Paulo recebem homenagem
  • Integrantes das Academias de Letras do Estado do Rio

Destaque para a cultura e como mais valorizar o movimento cultural fluminense. No final do evento houve uma Assembléia Geral da Federação das Academias de Letras do estado do Rio de Janeiro para a eleição da diretoria ,Conselhos Deliberativos e Fiscal. Além da escolha do próximo encontro da FALERJ.

Texto e Fotos: Louis Capelle

Mais fotos do evento no link

2 comentários em “Teresópolis festejou com ATL o dia Nacional da Cultura e Língua portuguesa no Brasil realizado no Vila Nova Eventos

  • novembro 6, 2017 em 12:21 am
    Permalink

    A iniciativa de fundar a FALERJ é histórica.O E.R.J.precisava ter uma federação para unir,valorizar,divulgar e fundar as academias de letras dos municípios.Estão de parabéns os idealizadores da FALERJ.Os fluminenses precisam de líderes,para levar à frente os ideais dos
    escritores do E.R.J.Parabéns!

    Resposta
  • novembro 7, 2017 em 11:19 am
    Permalink

    Excelente iniciativa! A FALERJ assume relevantes funções: fortalecer vínculos, potencializar e dinamizar projetos e tornar essas vozes audíveis.

    Por favor, pode corrigir meu nome no texto?
    Luciana Pessanha Pires, representando a Academia Itaperunense de Letras.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *