Teresópolis RJ Terê Total Fazendo a história!

banner01
Teresópolis Terê Total Fazendo a história!

Fatos marcantes da história de Teresópolis/personalidades

  • Teresa Cristina (Imperatriz do Brasil)-
  • George March
  • Reginaldo Matos de Castro foi o pioneiro da telefonia teresopolitana,ao instalar,recém chegado,a primeira mesa(de pinos) com 50 ramais em magneto(à manivela) e as ligações se completavam com o “número por favor?” das telefonistas
  • 15 de novembro de 1902,surgiu o primeiro jornal de Teresópolis-O Theresopolitano-fundado e dirigido por Eduardo Meirelles Sobrinho

História do cinema:

  • Em 1911,foi inaugurado por Adolfo Silva o “Cine Tupi”,outros cinemas tiveram breve existência e suas sessões eram eventuais,como o do fazendeiro Carmelo Lippi,que transformava sua padaria em Rio Preto,interior do município,em sala de projeção.
  • Por volta do ano de 1903;o “Paquequer”,na sede do Grêmio Musical Paquequer;o do Grêmio 25 de Dezembro,
  • em 1906,que exibia filmes em seus salões;o “Teresópolis”,de Lino Oroña,
  • em 1922;o do “Zezé Português”(José Gomes da Costa Júnior),na Posse;
  • o “Cine-Teatro Pálace”,que também servia atos sociais;
  • o “Cinema do Higino Pálace Hotél”,reaberto em 1948,destinado preferencialmente,a seus hóspedes;
  • o “Cine Planalto”,inaugurado na Barra do Imbuí,por Joaquim Dantas da Silva.
  • No entanto,foi no dia 1 de janeiro de 1928 que a cidade inaugurou com júbilo uma nova fase na cinematografia teresopolitana:o “Cine Império”, instalado no atual prédio da Av.Delfim Moreira nº507, em frente à Praça Baltasar da Silveira. Posteriormente,apareceram mais três excelentes cinemas: o “Cine-Arte”,no Alto, em 16 de dezembro de 1948; o “Cinema São Miguel”, cuja inauguração aconteceu no dia 15 de abril de 1951, exibindo em suas telas películas suecas, alemãs, russas, mexicanas, espanholas, conquistando, enfim, rapidamente a simpatia do público; e, o “Cine Vitória”, da firma Péricles & Correia,no Parque Regadas, inaugurado no dia 4 de setembro de 1953, passando a ser, a partir de então, a coqueluche da cidade, pois, qualquer programa tinha que forçosamente incluir esse grande cinema, com capacidade para 1.200 espectadores,local, inclusive, que também apresentou ótimos programas de teatro,de canto e tantos outros. O “Cine Alvorada” localizava perto da Prefeitura de Teresópolis.
Fatos marcantes:
  • Um acontecimento interessante para a época ocorreu quando,nos dias 28 e 29 de setembro de 1920,Teresópolis recebeu a visita do Rei Alberto I e da Rainha Elizabeth,da Bélgica,acompanhados pelo presidente da República,Dr.Epitácio Pessoa,que aqui chegaram pela estrada de ferro. Foram festivamente recepcionados,hospedando-se no palacete Sloper, no Alto.Regressaram pela estrada de rodagem Teresópolis-Itaipava.
  • O Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi criado no Governo de Getúlio Vargas,através do Decreto-Lei nº1822 de 30 de novembro de 1939.
  • No dia 01 de agosto de 1959,portanto,pouco antes da fundação de Brasília,Juscelino Kubitscheck inaugurou a rodovia que liga Teresópolis diretamente ao Rio de Janeiro,através de uma estrada de primeira classe,a chamada Estrada Direta,constituindo-se para a mais bela cidade das serras fluminenses a concretização definitiva de seu mais antigo e elevado ideal!Era do dia 9 de março de 1957,quando o último trem cortou a cidade,contraindo os corações dos que assistiram a essa derradeira viagem de despedida de uma modalidade de transporte que prestou,por quase meio século de existência,reais serviços ao desenvolvimento do Município e à sua comunidade.
  • 1929-construído pelo Dr.Arnaldo Guinle,o Mirante da Granja Guarani,com azulejos e afrescos do pintor Jorge Colaço. 1936 foi fundada a Casa Bancária Regadas pelos irmãos José Joaquim e José Maria de Araújo Regadas,donos da Casa Dedo de Deus,marco do comércio local. 10 de janeiro de 1937 por iniciativa do Dr.Arnaldo Guinle e outros associados foi inaugurado o Teresópolis Golf Club.

fontes:Teresópolis-203 anos de história(1788-1991) A.Osiris Rahal-História de Teresópolis por João Oscar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *