Vacinação Contra Gripe começa segunda, 17-04

DSC_0329Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe acontece de 17 de abril a 26 de maio

Teresópolis, 11 de abril de 2017 – A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza 2017 acontece no período de 17 de abril a 26 de maio. A imunização será voltada para os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. O público-alvo, de cerca de 48 mil em  Teresópolis, pode procurar uma unidade (PSF´s, UBS´s e postos de saúde) na cidade ou no interior, para tomar a vacina contra gripe, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O ‘Dia D’ será no sábado, 13 de maio, das 8h às 17h. A meta é vacinar 90% do público-alvo. Já chegaram ao município 11 mil doses da vacina e novos lotes estão previstos para serem entregues semanalmente.

O secretário de Saúde, Diego de Souza faz um alerta sobre quem tomou a vacina contra a Febre Amarela e um apelo para quem é doador de sangue. “Quem se imunizou contra a Febre Amarela só pode tomar a vacina H1N1 depois de 30 dias dessa dose. Outro apelo que a gente faz é para que as pessoas que puderem doar sangue que doem antes de serem vacinadas contra a gripe porque também só poderão doar sangue 30 dias depois da imunização contra a influenza”.

Diego de Souza destaca ainda os benefícios de se imunizar contra a influenza. “É muito importante tomar a vacina porque a gente vem notando, ao longo dos anos, uma melhora significativa na qualidade de vida de quem se imunizou, principalmente com relação aos idosos, pois a gripe vem de forma leve a moderada, o que ajuda no quadro geral da saúde dessas pessoas”.

Grupos Prioritários

  • Idosos com 60 anos ou mais de idade;
  • Crianças de seis meses a menores de cinco anos;
  • Gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto);
  • Trabalhadores da saúde;
  • População indígena;
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (necessário prescrição médica);
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
  • Professores das escolas públicas e privadas.

Texto: Mara Lúcia

Foto: Jorge Maravilha / Ascom PMT

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *