Aberta a exposição “Olhares no Esporte – Os Deuses vêm ao Rio” em Teresópolis

IMG-20170112-WA0016“Olhares no Esporte – Os Deuses vêm ao Rio”

Teresópolis, 12 de janeiro dse 2017.O Lar Tia Anastácia teve a honra de abrir a exposição “OLHARES NO ESPORTE: OS DEUSES VÊM AO RIO”, produto final do curso de iniciação fotográfica realizado pelo Projeto Olhares com jovens na comunidade do Rosário, em Teresópolis -RJ. A mostra reúne diferentes olhares sobre variadas modalidades esportivas, reflete sobre a importância inclusiva e social do esporte e passeia pelo maior evento esportivo do mundo.

O Projeto Olhares é uma ação sociocultural desenvolvida por meio da fotografia. Atende meninas e meninos de 12 a 21 anos, moradoras da comunidade do Rosário em Teresópolis/ RJ. Seu objetivo é proporcionar aos participantes contato com o mundo da fotografia, buscando despertar a profissionalização. 

A abertura aconteceu no dia 12 de janeiro de 2017, às 10h, na Calçada da Fama, no Centro de Teresópolis/RJ. A visitação é gratuita e é até o dia 18 de janeiro. Com a missão de transformar o olhar de crianças e jovens na Comunidade do Rosário, em Teresópolis, o Lar Tia Anastácia, por meio do Projeto Olhares, vem alcançado mais sonhos a cada ano. Em mais um ano de trajetória, o projeto não é apenas um espaço de fotografia, mas de formação do olhar.

  • Aberta a exposição “Olhares no Esporte – Os Deuses vêm ao Rio” em Teresópolis
    Aberta a exposição “Olhares no Esporte – Os Deuses vêm ao Rio” em Teresópolis
  • Arte na Calçada da Fama
  • Algumas alunas do Projeto Olhares
  • Jeferson Hermida e Flávia Becker

Pensar o esporte em nosso país é uma necessidade eminente, pois nossa construção identitária perpassa transversalmente pela nossa proximidade com ele, sua socialização e abertura para a inclusão. Somos um povo cultural por excelência, assim como o somos esportivos. Por isso, a exposição vem despertar sentimentos para identificar: qual o seu olhar sobre o esporte ? 

A montagem está sendo apresentada em sete painéis, com mais de 40 fotografias, e ainda possibilitará a interação com a obra. “Nós a criamos pensando no seu caráter interacional. A ideia é fazer com que todos os visitantes possam imaginar como é ser um atleta, qual sua relação com o esporte e ainda subir ao pódio. O público não será apenas receptor, mas parte viva da exposição”, explica a Coordenadora do Lar, Flávia Becker.

  • Aberta a exposição "Olhares no Esporte - Os Deuses vêm ao Rio" em Teresópolis
    Aberta a exposição "Olhares no Esporte - Os Deuses vêm ao Rio" em Teresópolis
  • Cléo Jordão, Elias Martins e Márcio de Paula
  • A visitação é na Calçada da Fama e vai até o dia 18 de janeiro de 2017

Esteve presente ao evento o Secretário de Cultura de Teresópolis, Márcio de Paula, o secretário municipal de Turismo Elias Martins além de convidados e amigos.IMG-20170112-WA0021

O trabalho de curadoria é desafiador. O curador é responsável por todas as etapas da montagem da exposição, desde a seleção e edição da série fotográfica, até a iluminação e a museografia. Para a exposição desta edição do Projeto Olhares o grande desafio foi a escolha das fotos que farão parte da mostra. A seleção final aconteceu em novembro de 2016 e contou com a participação do Curador da exposição, Márcio de Paula, e pelo Professor de Fotografia, Jeferson Hermida. Além dos aspectos técnicos, as imagens escolhidas devem mostrar a importância social do esporte para a comunidade do Rosário e refleti-lo no contexto da cidade de Teresópolis e do maior evento esportivo mundial: os jogos Olímpicos e Paralímpicos.

O Projeto Olhares é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado integralmente pela CRT (Concessionária Rio Teresópolis Além Paraíba), sob a gestão do Lar Tia Anastácia e Criativa Social e realizado pelo Governo Federal.IMG-20170112-WA0024

Fotos:Eloy Alves / Secretaria de Cultura

Fonte: Lar Tia Anatácia