Ações de combate ao mosquito transmissor da Chikungunya na Quinta Lebrão

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao mosquito transmissor da Chikungunya na Quinta Lebrão

Teresópolis, 17 de abril de 2019 – Até o momento, Teresópolis tem 28 casos de Chikungunya confirmados na Quinta Lebrão. Outros três moradores de bairros diferentes tinham viajado recentemente para áreas endêmicas voltaram para a cidade contaminados pelo vírus. Diante dos números, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito transmissor da doença na Quinta Lebrão, como a atividade realizada na última sexta (12), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e da Defesa Civil.

Além disso, o secretário de Saúde, Antonio Vasconcellos, frisou que as atividades de conscientização da população e de combate ao Aedes aegypti acontecem continuamente. “Estamos trabalhando desde o ano passado no levantamento no índice de infestação do Aedes aegypti. Os dados foram passados para o governo estadual. E o próprio estado havia previsto que nesta época do ano iria acontecer no Rio de Janeiro o aumento da contaminação por Chikungunya. Então, a gente realiza ações contínuas de conscientização e de combate ao mosquito transmissor dessas doenças com o objetivo de diminuir esses índices”.

A Secretaria de Saúde já promoveu várias ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, na Quinta Lebrão, inclusive na ação, realizada na última sexta (12), agentes da Defesa Civil e funcionários de Serviços Públicos também participaram em parceria com os moradores. Foram encontradas máquinas de lavar inutilizadas e pneus e garrafas pet acumulando água, entre outros equipamentos e utensílios que se tornam criadouros do mosquito. Novas ações no bairro estão sendo programadas pela Secretaria de Saúde. Porém, a conscientização dos moradores sobre os cuidados com ambiente em que vivem é fundamental.

De acordo com o secretário de Saúde, o Zica Vírus não está circulante no momento. Conforme estudo feito, depois da campanha de vacinação contra a Febre Amarela diminuiu consideravelmente a infestação por Zica Vírus. Antonio Vasconcellos ressalta que Chikungunya é uma infecção causada pelo vírus de mesmo nome que provoca sintomas como febre, cansaço e fortes dores nas articulações.

Se a pessoa sentir algum dos sintomas descritos deve buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua casa ou uma unidade de pronto atendimento para ser medicada e passar pelo teste que confirma se está infectada ou não.

Foto: Jorge Maravilha

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis