Barra da Tijuca ganha maior posto do Detran no estado do RJ

Barra da Tijuca ganha maior posto do Detran no estado do RJ
Barra da Tijuca ganha maior posto do Detran no estado do RJ

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

 Rio de Janeiro, 04 de agosto de 2020

Núcleo de Imprensa

Barra da Tijuca ganha maior posto do Detran no estado

Governador Wilson Witzel participou da inauguração da expansão da unidade e também visitou novo posto do SINE no bairro

O governador Wilson Witzel inaugurou, nesta terça-feira (04/08), a expansão do posto do Detran, localizado no shopping Aerotown, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital. A unidade se torna, a partir de agora, o maior posto de atendimento à população do estado e reúne, em um só local, todos os serviços do órgão.

– O Detran tem implementado avanços importantes no nosso governo, como, por exemplo, não ser mais necessário pegar o CRLV no posto, e sim acessá-lo eletronicamente. Essa e outras evoluções estão sendo realizadas para facilitar a vida da população fluminense. Cito também o programa Detran Seguro que, por causa da pandemia, não está acontecendo, mas é a vistoria nas ruas para fiscalizar quem não está de acordo com a legislação – disse Witzel.

No novo posto, com capacidade para atender cerca de duas mil pessoas por dia após o período de pandemia, são oferecidos os seguintes serviços – habilitação, documentação civil, clínica médica, posto de vistoria, pista de exames de direção e CRLV. Nos próximos dias, alguns destes estarão disponíveis, como a solicitação da primeira e segunda via da carteira de identidade, no setor de identificação civil. Serviços do setor de registro de veículos já estão sendo oferecidos, como licenciamento anual, transferência de propriedade, emplacamento e comunicação de venda. 

Na próxima semana, também será possível realizar exames teóricos e práticos para o processo de habilitação. A prioridade será para os candidatos que já estavam agendados antes da paralisação dos serviços.

– Este novo posto servirá de referência para os demais que o Detran pretende expandir. Os bairros da Barra da Tijuca, Recreio, Grande Jacarepaguá, Vargens Pequena e Grande e entorno englobam a área de abrangência, em um total de 750 mil pessoas que vão poder usufruir dos serviços em um ambiente limpo, arejado e seguro – disse o presidente do Detran, Marcello Braga Maia.

O vice-governador, Cláudio Castro, também esteve presente à expansão da unidade.

– A inauguração de hoje sintetiza o que estamos realizando: fazer mais e gastar menos e, além disso, dar possibilidade à população de um serviço melhor, com mais integração, facilidades e espaços decentes – complementou.

Nova unidade do SINE também é inaugurada

Witzel inaugurou, ainda, a nova instalação do Sistema Nacional de Emprego (SINE), que fica no mesmo shopping. O programa, do governo federal, é administrado no território fluminense pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda. Este é o primeiro posto que seguirá o novo conceito de atendimento, com a oferta de mais serviços.

– Este novo SINE é mais um esforço do Governo do Estado para ajudar as pessoas a encontrarem emprego. E vai além disso: o Estado, através da Agerio, também está à disposição dos empresários com uma linha de crédito de, aproximadamente, R$ 200 milhões para investimentos no Rio de Janeiro com juros de 2% ao ano. Esta é a missão da nossa gestão: ajudar na retomada da economia fluminense – completou o governador.

Além da intermediação de mão de obra, requisição de seguro desemprego e orientações sobre carteira de trabalho digital, também serão ofertadas orientações profissionais, orientação para elevação de escolaridade (em parceria com a Secretaria de Educação), encaminhamento para qualificação social e profissional, fomento ao empreendedorismo (em parceria com o SEBRAE-RJ), assessoramento técnico ao trabalho autônomo, autogestão e economia solidária, entre outros. 

– O Sistema de Trabalho é uma grande parceria entre os governos e é fundamental neste momento de retomada da economia. Esta iniciativa aproxima quem precisa de uma oportunidade de emprego e, neste momento de pandemia, o único jeito de melhorar a vida do cidadão é através da renda – comentou o secretário de Trabalho e Renda, Juarez Fialho.

A área de abrangência do novo posto atende os moradores dos bairros da Barra da Tijuca, além da Taquara, Tanque, Freguesia, Gardênia Azul, Anil e Pechincha.

Neste período de pandemia, o atendimento ao público será feito com atendimento prévio por três servidores estaduais através do canal digital saaweb.mte.gov.br. Neste primeiro momento, a estimativa é realizar 25 atendimentos por dia, respeitando os procedimentos para controle do novo coronavírus.

Atualmente, a Região Metropolitana conta com 33 postos do Sine. Em todo o estado, são 44 postos. No primeiro semestre deste ano, com a intermediação do Sine, foram oferecidas cerca de 12 mil oportunidades de emprego, com quase 24 mil inscritos.

Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro