Boletim Hidrometeorológico – 02 de fevereiro de 2019

Condições em 01/02/2019

Durante a sexta-feira, o tempo permaneceu estável no estado do Rio de Janeiro devido à influência de um sistema de alta pressão. Assim, o céu variou entre claro e parcialmente nublado, sem registro de precipitação nas bacias monitoradas e o nível dos rios monitorados permaneceu dentro da normalidade. 

Situação em 02/02/2019

Neste sábado, o sistema de alta pressão continuará influenciando o tempo no estado do Rio de Janeiro. O céu irá variar entre claro e parcialmente nublado e sem previsão de chuva para a maior parte das bacias monitoradas. No entanto, efeitos orográficos podem favorecer a formação de áreas de instabilidade isoladas, a partir da tarde, nas bacias do Piabanha e Rio Dois Rios. Ainda assim, o nível dos rios monitorados deverá permanecer dentro da normalidade.

Previsão para 03/02/2019

No domingo, o enfraquecimento do sistema de alta pressão e a aproximação de uma frente fria, irão causar instabilidade no estado. Assim, o céu irá variar entre claro e nublado, com previsão de pancadas de chuva isolada, fraca a moderada, a partir do final da tarde, nas bacias da Baía de Ilha Grande, Baía de Guanabara, Guandu, Médio Paraíba do Sul, Piabanha e Rio dois Rios. O nível dos rios monitorados deve sofrer elevações pontuais durante a ocorrência das chuvas.

Boletim elaborado pelo meteorologista Luiz Filippe Silva do Sistema de Alerta de Cheias

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente