Boletim Hidrometeorológico – 04 de fevereiro de 2019

Condições em 03/02/2019

Durante o domingo, o tempo permaneceu estável na maior parte do dia no estado do Rio de Janeiro, devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Entretanto, a aproximação de uma frente fria na parte da tarde deixou o tempo instável na região centro-sul do estado. Foram registradas pancadas de chuva nas bacias do Médio Paraíba do Sul, Baia da Ilha Grande, Guandu, Baia de Guanabara, Piabanha e Rio Dois Rios. Por conta disso, os municípios de Barra Mansa, Paraty e Angra dos Reis entraram em estágio de ATENÇÃO. Ainda assim, o nível dos rios monitorados permaneceu dentro da normalidade.

Situação em 04/02/2019

Nesta segunda-feira, a atuação de uma frente fria manterá o tempo instável e favorecerá o aumento de nebulosidade ao longo do dia em todo estado do Rio de Janeiro. Assim, o céu irá variar entre nublado e encoberto, com previsão de pancadas de chuva fraca a moderada na maior parte das bacias hidrográficas, podendo chegar a forte em pontos isolados. Assim, o nível dos rios monitorados poderá sofrer elevações durante o período de ocorrência das chuvas. As temperaturas estarão em declínio.

Previsão para 05/02/2019

Na terça-feira, o tempo seguirá instável em todo o estado do Rio de Janeiro. Assim, o céu irá variar entre nublado e encoberto, com previsão de chuvas fraca a moderada de forma isolada ao longo do dia em todas as bacias monitoradas. Sendo assim, o nível dos rios monitorados poderá sofrer elevações pontuais durante o período de ocorrência das chuvas. As temperaturas seguirão em declínio.

Boletim elaborado pela meteorologista Ana Luísa Cruz do Sistema de Alerta de Cheias

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente