Boletim Hidrometeorológico – 04 de janeiro de 2019

Condições em 03/01/2019

Na quinta-feira, o tempo seguiu instável em todo o estado do Rio de Janeiro, devido à formação de áreas de instabilidade associadas ao aquecimento diurno e a disponibilidade de umidade. Sendo assim, o céu variou entre claro e nublado, com registro de chuva fraca a moderada em todas as bacias monitoradas, chegando a forte nas regiões do Médio Paraíba do Sul, Baía de Guanabara, Piabanha e Rio Dois Rios. Por conta disto, o município de Petrópolis entrou em estágio de ALERTA e o município de Teresópolis entrou em estágio de ALERTA MÁXIMO.

Situação em 04/01/2019

Nesta sexta-feira, ainda há formação de áreas de instabilidade associadas ao aquecimento diurno e a disponibilidade de umidade. A aproximação de uma frente fria também deve contribuir para a ocorrência de acumulados significativos de chuva. O céu irá variar entre claro e nublado, com previsão de chuva fraca a moderada em todas as bacias monitoradas, podendo chegar a forte em algumas regiões. Sendo assim, são esperadas elevações pontuais nos níveis dos rios monitorados. As temperaturas seguem estáveis.

Previsão para 05/01/2019

No sábado, o tempo ainda deve seguir instável em todo o estado do Rio de Janeiro. A frente fria deve apresentar deslocamento mais oceânico, porém ainda contribuirá para a ocorrência de chuva fraca a moderada em todas as bacias monitoradas, podendo chegar a forte em alguma regiões do estado. Por conta disso, são esperadas elevações pontuais nos níveis dos rios monitorados. As temperaturas seguirão em declínio.

Boletim elaborado pela meteorologista Lídia Luisa Mota do Sistema de Alerta de Cheias

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente