Boletim Hidrometeorológico – 06 de Fevereiro de 2017

Condições em 05/02/2017

O estado do Rio de Janeiro esteve sob a influência da alta pressão atmosféricas do oceano Atlântico ao longo deste domingo. Por este motivo, o céu ficou predominantemente claro, mas com o aquecimento diurno, formaram-se áreas de instabilidade que aumentaram a cobertura de nuvem e provocaram pancadas de chuva em todas as bacias monitoradas. Foram observadas elevações significativa nos níveis dos rios monitorados, principalmente dos rios Saracuruna (Duque de Caxias), Bengala (Nova Friburgo) e Macaé (Macaé) que passaram para o estágio de ALERTA. Em Petrópolis, a elevação do nível do rio Quitandinha chegou a 80% da cota de transbordo, deixando o município em ALERTA MÁXIMO.

Situação em 06/02/2017

O estado do Rio de Janeiro permanecerá sob a influência da alta pressão do Atlântico Sul nesta segunda-feira. O céu irá variar entre claro e parcialmente nublado. À tarde/noite, o céu passará a nublado com possibilidade de pancadas de chuva em todas as bacias monitoradas devido às áreas de instabilidade atmosférica que se formarão pelo aquecimento diurno. Desta maneira, são esperadas elevações pontuais nos níveis dos rios monitorados durante as chuvas.

Previsão para 07/02/2017

O tempo seguirá estável na terça-feira. O céu irá variar entre claro e nublado, com possibilidade de pancadas de chuvas nas bacias da Baía da Ilha Grande, Médio Paraíba do Sul, Guandu, Piabanha, Baía da Guanabara e Rio Dois Rios, devido às áreas de instabilidade formadas pelo aquecimento diurno. São esperadas elevações pontuais nos níveis dos rios monitorados durante as chuvas.

Boletim elaborado pela meteorologista Talita Reis do Sistema de Alerta de Cheias.

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente