Boletim Hidrometeorológico – 10 de abril de 2019

Condições em 09/04/2019

Nesta terça-feira, um sistema de baixa pressão atmosférica posicionado no oceano, juntamente com ventos em altos níveis, favoreceram a ocorrência de chuvas intensas no estado do Rio de Janeiro. O predomínio foi de céu encoberto e houve registro de chuva moderada a forte, com acumulados significativos, em diversos pontos do estado. Os municípios afetados pela chuva entraram ou permaneceram em estado de ATENÇÃO, os rios Barra Mansa e Capivari, em Barra Mansa e Duque de Caxias, respectivamente, entraram em estágio de ALERTA MÁXIMO e os rios Pavuna, entre São João de Meriti e Rio de Janeiro, e da Aldeia, em São Gonçalo, registraram TRANSBORDAMENTO.

Situação em 10/04/2019

Na quarta-feira, com o deslocamento do sistema frontal, o tempo deverá ficar mais instável no norte do estado do Rio de Janeiro. A cobertura do céu irá variar entre nublado e encoberto, com previsão de chuva fraca/moderada isolada na maioria das Regiões Hidrográficas. Os níveis dos rios monitorados podem sofrer elevações em decorrência das chuvas. As temperaturas estarão em estáveis.

Previsão para 11/04/2019

Na quinta-feira, a tendência é que o canal de umidade se desconfigure, deixando o tempo mais estável no estado do Rio de Janeiro. Assim o céu irá variar entre nublado e parcialmente nublado, sem previsão de chuva. Os níveis dos rios monitorados devem ficar dentro da normalidade. As temperaturas estarão em ascensão.

Boletim elaborado pelo meteorologista Rodrigo Carvalho de Sousa do Sistema de Alerta de Cheias

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente