Boletim Hidrometeorológico – 13 de novembro de 2018

Condições em 12/11/2018

Durante a segunda-feira, os efeitos de circulação associados ao aquecimento diurno, favoreceram a formação de áreas de instabilidade em algumas regiões do estado. O céu variou entre claro e parcialmente nublado, com períodos de nublado e registros de chuva fraca sobre as bacias da Baía de Guanabara, Piabanha e Rio Dois Rios, chegando a moderada na bacia do Médio Paraíba do Sul. Ainda por conta dos acumulados de chuva que ocorreram nos últimos dias, o município de Rio das Ostras permaneceu em estágio de ALERTA, devido ao elevado nível do rio Jundiá. Os demais rios monitorados permaneceram dentro da normalidade.

Situação em 13/11/2018

Nesta terça-feira, o céu deve variar entre claro e parcialmente nublado em grande parte do estado, com curtos períodos de nublado em algumas regiões. A disponibilidade de umidade associada ao aquecimento diurno ainda deve favorecer a formação de áreas de instabilidade sobre as bacias do Médio Paraíba do Sul e Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, de modo que, há previsão de chuva fraca a moderada para estas regiões. Apesar disto, o nível dos rios monitorados deve permanecer dentro da normalidade. As temperaturas seguem estáveis, porém elevadas.

Previsão para 14/11/2018

Na quarta-feira, a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica deve favorecer a condição de estabilidade sobre o estado do Rio de Janeiro, de modo que, não há previsão de chuva para as bacias monitoradas. O céu irá variar entre claro e parcialmente nublado em grande parte do estado e as temperaturas irão se manter estáveis, porém elevadas. Sendo assim, o nível dos rios monitorados deve permanecer dentro da normalidade.

Boletim elaborado pela meteorologista Lídia Luisa Mota do Sistema de Alerta de Cheias

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente

Boletim Hidrometeorologico 2018-11-13