Boletim Hidrometeorológico – 16 de fevereiro de 2019

Condições em 15/02/2019

Durante a sexta-feira,  a nebulosidade aumentou ao longo dia devido a formação de um sistema de baixa pressão no oceano. O céu variou entre nublado e encoberto em grande parte do estado do Rio de Janeiro. Houve registro de chuva fraca isolada na maiorias da bacias monitoradas. Logo, o nível dos rios monitorados permaneceu dentro da normalidade.

Situação em 16/02/2019

No sábado, com avanço do sistema de baixa pressão a convergência de umidade será favorecida, deixando assim o tempo em todo o estado do Rio de Janeiro. O céu ficará predominantemente encoberto, com possibilidade de chuva moderada/forte, ocasionalmente muito forte durante o período da madrugada e manhã. Por conseguinte, o nível dos rios monitorados deve sofrer elevações durante o período de ocorrência das chuvas. As temperaturas seguirão estáveis.

Previsão para 17/02/2019

No domingo, devido ao afastamento do sistema de baixa pressão para o oceano, espera-se uma diminuição nos acumulados de chuva. No entanto, ainda há previsão de pancadas de chuva isoladas durante a tarde/noite. O céu irá variar entre nublado e parcialmente nublado e as temperaturas estarão estáveis. Consequentemente, o nível dos rios monitorados pode sofrer elevações pontuais durante o período de ocorrência das chuvas.

Boletim elaborado pelo meteorologista Rodrigo Carvalho de Sousa do Sistema de Alerta de Cheias

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente