Boletim Hidrometeorológico – 16 de março de 2019

Condições em 15/03/2019

Nesta sexta-feira, o tempo ficou instável no estado do Rio de Janeiro, devido aos ventos em altos níveis da atmosfera e ao transporte de umidade do oceano para o continente. O céu variou entre claro e nublado, com registro de pancadas de chuva isoladas a partir do período da tarde. Com isso, o rio Bota (Nova Iguaçu) e o rio Quitandinha (Petrópolis) entraram em estágio de ALERTA.

Situação em 16/03/2019

No sábado, ainda devido a oferta de umidade e ao aquecimento ao longo do dia, haverá a formação de áreas de instabilidade no estado do Rio de Janeiro. O céu deve variar entre parcialmente nublado a nublado, com previsão de pancadas de chuva fraca a moderada, ocasionalmente forte, principalmente nas regiões da Baía da Ilha Grande, Médio Paraíba do Sul, Guandu e Rio Dois Rios. Assim, é esperado que o nível dos rios sofram elevações pontuais durante o período das chuvas. As temperaturas seguirão estáveis, porém elevadas.

Previsão para 17/03/2019

No domingo, as condições do tempo se mantém. Ainda devido a disponibilidade de umidade e ao aquecimento diurno, poderá haver a formação de áreas de instabilidade no estado do Rio de Janeiro a partir do período da tarde. O céu deve variar entre parcialmente nublado e encoberto, com previsão de chuva fraca a moderada nas regiões monitoradas. Logo, os níveis dos rios podem sofrer elevações pontuais durante o período das chuvas. As temperaturas seguirão estáveis.

Boletim elaborado pelo meteorologista Rodrigo Carvalho de Sousa do Sistema de Alerta de Cheias

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente