Boletim Hidrometeorológico – 17 de janeiro de 2019

Condições em 16/01/2019

Nesta quarta-feira, o acentuado aquecimento diurno e a disponibilidade de umidade na atmosfera favoreceram a formação de áreas de instabilidade. O céu variou entre claro e nublado, com registro de pancadas de chuva em grande parte das bacias monitoradas. Nos municípios de Petrópolis e Teresópolis, os rios Quitandinha e Fisher, respectivamente, entraram em estágio de ALERTA.

Situação em 17/01/2019

Nesta quinta-feira, o aquecimento diurno e a oferta de umidade na atmosfera favorecem o aumento de nebulosidade ao longo do dia e à formação de áreas de instabilidade. Assim sendo, o céu varia entre claro e nublado com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, a partir do período da tarde, em todas as bacias monitoradas. As temperaturas permanecem estáveis. Dessa maneira, o nível dos rios monitorados pode vir a sofrer elevações durante o período das chuvas. 

Previsão para 18/01/2019

Nesta sexta-feira, ainda sob influência do aquecimento diurno e da disponibilidade de umidade, haverá formação de áreas de instabilidade a partir do período da tarde. O céu irá variar entre claro e nublado com possibilidade de pancadas de chuva isoladas em todas as bacias monitoradas. As temperaturas permanecerão estáveis. Por conseguinte, o nível dos rios monitorados pode vir a sofrer elevações pontuais durante a ocorrência das chuvas.

Boletim elaborado pelo meteorologista Luiz Felipe Rodrigues do Carmo do Sistema de Alerta de Cheias

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente