Boletim Hidrometeorológico – 17 de março de 2019

Condições em 16/03/2019

Durante o sábado, efeitos de circulação, disponibilidade de umidade e o aquecimento diurno favoreceram a formação de áreas de instabilidade ao longo do dia. O céu variou entre parcialmente nublado e nublado, com registro de pancadas de chuva moderadas a forte a partir do período da tarde em todas as regiões monitoradas. O rio Pavuna, nos municípios Rio de Janeiro e São João de Meriti, chegou ao estágio de TRANSBORDAMENTO devido à ocorrência de chuva.

Situação em 17/03/2019

Neste domingo, o tempo seguirá instável, com formação de áreas de instabilidade em diversos pontos do estado, devido à disponibilidade de umidade e aquecimento diurno. O céu irá variar entre claro e nublado, com pancadas de chuvas isoladas a partir da tarde. Assim, os níveis dos rios monitorados devem sofrer elevações pontuais durante a ocorrência das chuvas.

Previsão para 18/03/2019

Na segunda-feira, o calor e a disponibilidade de umidade ainda favorecerão a formação de áreas de instabilidade em pontos isolados do estado. O céu deve variar entre claro e nublado, com previsão de pancadas de chuva, a partir da tarde, nas regiões monitoradas. Assim, os níveis dos rios monitorados podem sofrer elevações pontuais durante o período das chuvas.

Boletim elaborado pelo meteorologista Luiz Filippe Silva do Sistema de Alerta de Cheias

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente