Boletim Hidrometeorológico – 18 de fevereiro de 2019

Condições em 17/02/2019

Durante o domingo, a atuação de uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), e de um sistema de baixa pressão atmosférica que se formou próximo do litoral do estado, favoreceu a formação de nebulosidade e a ocorrência de chuva fraca a moderada, chegando a forte sobre as bacias da Baía da Ilha Grande, Guandu, Baía de Guanabara e Piabanha. Por conta disso, os rios Quitandinha, Pavuna e Engenhoca, entraram em estágio de ALERTA MÁXIMO e o rio Maracanã entrou em estágio de ALERTA.

Situação em 18/02/2019

Nesta segunda-feira, o aquecimento diurno e a convergência de umidade sobre o estado, ainda podem favorecer a formação de áreas de instabilidade em todas as bacias monitoradas. Sendo assim, o céu irá variar entre parcialmente nublado e encoberto, com previsão de chuva fraca a moderada, ocasionalmente forte, em todas as bacias monitoradas. Com isso, o nível dos rios monitorados pode vir a sofrer elevações pontuais durante o período de ocorrência das chuvas. As temperaturas seguirão estáveis.

Previsão para 19/02/2019

Na terça-feira, o tempo ainda seguirá instável em todo o estado do Rio de Janeiro. O céu irá variar entre parcialmente nublado e encoberto, com previsão de chuva fraca a moderada, ocasionalmente forte, em várias regiões das bacias monitoradas. Sendo assim, o nível dos rios monitorados poderá sofrer elevações pontuais durante o período de ocorrência das chuvas. As temperaturas seguirão estáveis.

Boletim elaborado pela meteorologista Lídia Luisa Mota do Sistema de Alerta de Cheias

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *