Boletim Hidrometeorológico – 18 de março de 2019

Condições em 17/03/2019

Durante o domingo, o tempo se manteve instável em todo o estado do Rio de Janeiro. O céu variou entre parcialmente nublado e encoberto, com registros de chuva forte nas regiões do Médio Paraíba do Sul, Guandu, Lagos São João, Macaé e das Ostras e Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. As demais regiões hidrográficas registraram chuva fraca a moderada. Por conta disso, foram emitidos os aviso de ALERTA para os rios São Pedro e Bananal, localizados nos municípios de Macaé e Barra Mansa, respectivamente.

Situação em 18/03/2019

Nesta segunda-feira, o tempo seguirá instável, com céu variando entre parcialmente nublado e nublado, por conta da disponibilidade de umidade que favorece a formação de nebulosidade. Há previsão de chuva fraca a moderada, ocasionalmente forte, principalmente a partir do período da tarde em diversas regiões do estado, devido à formação de áreas de instabilidade. Assim, os níveis dos rios monitorados devem sofrer elevações pontuais durante o período de ocorrência das chuvas. As temperaturas seguem estáveis.

Previsão para 19/03/2019

Na terça-feira, o cenário de instabilidade deve permanecer, de modo que o céu deverá variar entre parcialmente nublado e nublado. Há previsão de pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada, ocasionalmente forte, em diversas regiões do estado, principalmente a partir do período da tarde. Assim, os níveis dos rios monitorados poderão sofrer elevações pontuais durante o período das chuvas. As temperaturas seguirão estáveis.

Boletim elaborado pela meteorologista Lídia Luisa Mota do Sistema de Alerta de Cheias

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente