Boletim Hidrometeorológico – 20 de Janeiro de 2017

Condições em 19/01/2017

Áreas de instabilidade, associadas à Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) e um sistema de baixa pressão no oceano, mantiveram o céu com variação de nebulosidade ao longo desta quinta-feira. Houve registro de chuva fraca nas bacias hidrográficas monitoradas do Médio Paraíba do Sul e Guandu, chegando a moderada e forte nas regiões do Piabanha, Baía da Ilha Grande e Baía de Guanabara. Devido a ocorrência das chuvas intensas, o rio Saracuruna entrou em estágio de Alerta Máximo.

Situação em 20/01/2017

O dia seguirá instável em todo o estado do Rio de Janeiro no decorrer desta sexta-feira. O céu variará entre nublado e encoberto com pancadas de chuva fraca, ocasionalmente moderada, principalmente nas bacias da Baía da Ilha Grande, Guandu, Baía de Guanabara e Piabanha. Desta maneira, são esperadas elevações dos níveis dos rios durante a ocorrência das chuvas.

Previsão para 21/01/2017

No sábado, uma área de baixa pressão próximo à costa do Rio de Janeiro afetará as condições de tempo no estado. O dia variará entre nublado e encoberto com pancadas de chuva a qualquer hora do dia, principalmente nas bacias da Baía da Ilha Grande, Baía de Guanabara e Piabanha. Assim, são esperadas elevações dos níveis dos rios monitorados.

Boletim elaborado pelo meteorologista Fabricio Polifke do Sistema de Alerta de Cheias.

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente