Boletim Hidrometeorológico – 20 de março de 2019

Condições em 19/03/2019

Nesta terça-feira, a aproximação de uma frente fria pelo oceano e a disponibilidade de umidade deixaram o tempo instável no estado do Rio de Janeiro. O céu variou entre parcialmente nublado e encoberto, com registro de chuva fraca a moderada, ocasionalmente forte nas Regiões Hidrográficas. O rio Quitandinha, no município de Petrópolis, chegou ao estágio de TRANSBORDAMENTO e diversos municípios entraram em estado de ATENÇÃO ao longo do dia devido à ocorrência de chuva.

Situação em 20/03/2019

Na quarta-feira, o posicionamento da frente fria no oceano próximo à costa fluminense e o transporte de umidade do oceano para o continente através da circulação dos ventos favorecerão a formação de áreas de instabilidade no estado do Rio de Janeiro. O céu irá variar entre parcialmente nublado e nublado, com previsão de chuva fraca a moderada na maioria das Regiões Hidrográficas. Os níveis dos rios sofrerão elevações durante o período das chuvas. As temperaturas entrarão em declínio.

Previsão para 21/03/2019

Na quinta-feira, o tempo estará instável na maior parte do estado do Rio de Janeiro. O céu irá variar entre parcialmente nublado e nublado, com previsão de chuva fraca a moderada de forma isolada nas Regiões Hidrográficas, com destaque para a região da Baía de Ilha Grande, do Médio Paraíba do Sul e da Baía da Guanabara. Os níveis dos rios monitorados devem sofrer elevações durante o período de ocorrência das chuvas. As temperaturas seguem amenas e estáveis.

Boletim elaborado pelo meteorologista Marcolino Matheus de Souza Nascimento do Sistema de Alerta de Cheias

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente