Boletim Hidrometeorológico – 20 de outubro de 2018

Condições em 19/10/2018

Durante a sexta-feira, a passagem de uma frente fria deixou o céu variando entre parcialmente nublado e encoberto, com formação de áreas de instabilidade em todo o estado. Houve registros de chuva fraca a moderada nas bacias do Médio Paraíba do Sul, Macaé e das Ostras e Lagos São João, chegando a forte em pontos isolados nas demais Regiões Hidrográficas. Por conta disto, foram observadas elevações no nível dos rios monitorados, destacando os rios Paquequer, em Teresópolis, e Quitandinha, em Petrópolis, que entraram em estágio de ALERTA e  TRANSBORDAMENTO, respectivamente.

Situação em 20/10/2018

Neste sábado, os efeitos de circulação causados pelo afastamento da frente fria favorecem o transporte de umidade do oceano para o continente, deixando o céu variando entre parcialmente nublado e encoberto em todo o estado. Ainda há possibilidade de chuva fraca a  moderada em pontos isolados em todas as bacias monitoradas. Sendo assim, o nível dos rios monitorados deve apresentar elevações durante o período de ocorrência das chuvas ou ainda devido ao escoamento da precipitação do dia anterior. As temperaturas estarão em declínio.

Previsão para 21/10/2018

No domingo, a entrada de um sistema de alta pressão pós-frontal deixa o tempo estável em todo o estado do Rio de Janeiro. O céu irá variar entre parcialmente nublado e nublado, sem previsão de chuva. Sendo assim, o nível dos rios monitorados deve permanecer dentro da normalidade. As temperaturas seguirão estáveis.

Boletim elaborado pela meteorologista Ana Luísa Cruz do Sistema de Alerta de Cheias

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente

Boletim Hidrometeorologico 2018-10-20