Boletim Hidrometeorológico – 21 de janeiro de 2019

Condições em 20/01/2019

No domingo, devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão pelo oceano e ao elevado aquecimento diurno, houve formação de áreas de instabilidade ao longo do dia. O céu variou entre claro e nublado, com registros de pancadas de chuva moderada a forte nas bacias da Baía de Guanabara, Piabanha, Rio Dois Rios, Médio Paraíba e Costa Verde. Por conta disso, o rio Quitadinha, em Petrópolis, chegou ao estágio de TRANSBORDAMENTO.

Situação em 21/01/2019

Nesta segunda-feira, ainda sob influência do deslocamento de um sistema de baixa pressão sobre o oceano e do elevado aquecimento diurno, há possibilidade de formação de áreas de instabilidade em grande parte do estado. o céu varia entre claro e nublado com possibilidade de pancadas de chuva, a partir do período da tarde, nas bacias do Médio Paraíba, Baía da Ilha Grande, Guandu, Baía de Guanabara, Piabanha e Rio Dois Rios. As temperaturas seguem estáveis. O nível dos rios monitorados pode vir a sofrer elevações pontuais durante o período de ocorrência das chuvas.

Previsão para 22/01/2019

Na terça-feira, ainda haverá formação de áreas de instabilidade em todo o estado do Rio de Janeiro. O céu irá variar entre claro e nublado, com possibilidade de pancadas de chuva a partir do período da tarde nas bacias do Médio Paraíba, Baía da Ilha Grande, Guandu, Baía de Guanabara, Piabanha e Rio Dois Rios. As temperaturas permanecerão estáveis. O nível dos rios monitorados deve se manter dentro da normalidade.

Boletim elaborado pelo meteorologista Luiz Felipe Rodrigues do Carmo do Sistema de Alerta de Cheias

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente