Boletim Hidrometeorológico – 24 de Novembro de 2017

Condições em 23/11/2017

Nesta quinta-feira, o tempo ficou instável devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), favorecendo a ocorrência de chuvas em todas as bacias monitoradas. Os maiores acumulados foram registrados sobre as bacias do Piabanha, Baía de Guanabara, Rio Dois Rios, Ilha Grande e Médio Paraíba do Sul. Foram registradas elevações pontuais no nível do rios por conta das chuvas. Alguns municípios da região Serrana e Metropolitana estiveram em estágio Atenção.

Situação em 24/11/2017

Hoje, o deslocamento da ZCAS e a aproximação de um sistema de alta pressão diminuem a nebulosidade e aumentam as temperaturas em todo o estado. Entretanto, ainda há possibilidade de chuva fraca na bacia do Médio Paraíba do Sul, podendo chegar a moderada no extremo norte do estado. Sendo assim, podem haver elevações pontuais no nível dos rios monitorados durante a chuva.

Previsão para 25/11/2017

No sábado, é esperado aumento de nebulosidade em todo o estado, com possibilidade de pancadas de chuva principalmente na parte da tarde e ao cair da noite. Os maiores acumulados são esperados para a Bacia do Médio Paraíba do Sul e Rio Dois Rios. Temperaturas em ascensão. Podem haver elevações pontuais no nível dos rios durante as chuvas.

Boletim elaborado pela meteorologista Cinthia Avellar, com auxilio da técnica em meteorologia Ana Luísa Cruz.

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente