Boletim Hidrometeorológico – 29 de dezembro de 2018

Condições em 28/12/2018

Nesta sexta-feira, o tempo seguiu instável em todo o estado do Rio de Janeiro, devido a atuação de uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU). O céu variou entre parcialmente nublado e encoberto, com registro de chuva em todas as bacias monitoradas. Os maiores acumulados foram registrados nas bacias do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, Piabanha, Rio Dois Rios, Médio Paraíba do Sul e Baía da Ilha Grande. Dessa forma, devido às chuvas, os municípios mais afetados entraram em estágio de ATENÇÃO, e os rios Capivari, Bengala e Córrego D’Antas, e Itabapoana, localizados nos municípios de Silva Jardim, Nova Friburgo e Bom Jesus do Itabapoana, respectivamente, entraram em estágio de ALERTA. As temperaturas se mantiveram estáveis.

Situação em 29/12/2018

No sábado, o tempo seguirá instável em todo o estado do Rio de Janeiro, ainda com possível formação de áreas de instabilidade ao longo do dia. O céu irá variar entre parcialmente nublado e encoberto, com possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde em todas as bacias monitoradas. As temperaturas estarão estáveis. O nível dos rios monitorados pode vir a sofrer elevações pontuais durante o período de ocorrência das chuvas. 

Previsão para 30/12/2018

No domingo, o tempo ainda permanece instável em grande parte do estado do Rio de Janeiro, com céu variando entre parcialmente nublado e nublado, e possibilidade de chuva fraca a moderada nas bacias do Piabanha, Rio Dois Rios, Macaé e das Ostras, Lagos São João e Baixo paraíba do Sul e Itabapoana. As temperaturas seguem estáveis. O nível dos rios monitorados pode vir a sofrer elevações durante o período de ocorrência das chuvas. 

Boletim elaborado pela meteorologista Ana Luísa Cruz do Sistema de Alerta de Cheias

Fonte:Sistema de Alerta de Cheias – Centro de Informação e Emergências Ambientais – Instituto Estadual do Ambiente