Campanha para conscientização de motoristas no Dia do Deficiente Físico

Guarda Civil adere à campanha para conscientização de motoristas no Dia do Deficiente Físico

“Essa vaga não é sua nem por um minuto!”: Guarda Civil adere à campanha para conscientização de motoristas no Dia do Deficiente Físico

Teresópolis, 11 de outubro de 2019 – Para marcar o Dia do Deficiente Físico, a Guarda Civil Municipal aderiu à campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto!”, com o objetivo de conscientizar motoristas a não estacionarem em vagas exclusivas para deficientes.

Cadeiras de roda foram colocadas em vagas de estacionamento com a frase “É só por um minuto!”, para que os motoristas pudessem ter a mesma experiência de uma pessoa com necessidades especiais que tenta estacionar em uma vaga exclusiva e a encontra ocupada por um cidadão que não tem esse direito. O dia de conscientização também contou com a presença de pessoas com necessidade especiais no local, que puderam relatar suas experiências e dificuldades encontradas para estacionar no dia a dia.

A campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto!” começou em 2011, com a empresária curitibana Mirella Prosdócimo, que é cadeirante e foi agredida verbalmente quando alertou uma motorista que estava estacionando em uma vaga de deficientes. Indignada, a empresária buscou o apoio da população e lançou a campanha, que se espalhou pelas redes sociais. O objetivo do projeto, além da conscientização, é esclarecer questões ligadas à inclusão, como a importância das vagas serem maiores, para que seja possível se movimentar em uma cadeira de rodas de dentro para fora do carro.

Segundo o último Censo, o Brasil tem pelo menos 45,6 milhões de pessoas com deficiência. Nesta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Social reativou o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, para garantir que estejam sendo desenvolvidas políticas e promoções para a defesa e garantia dos direitos das pessoas deficientes em Teresópolis.

Fotos: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis