Candidatos para cursos de dança da Secretaria de Cultura de Teresópolis passam por teste de aptidão

DSC_0253Candidatos para cursos de dança da Secretaria de Cultura passam por teste de aptidão

Teresópolis, 1º de fevereiro de 2017 – Professoras de dança da Secretaria M. de Cultura avaliaram nesta terça-feira (31/01) cerca de 500 inscritos para os cursos de Balé, Jazz e Zumba. O teste de aptidão aconteceu na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras. As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 6, com horários nos turnos da manhã, tarde e noite.

Antes do teste, familiares comentaram sobre a expectativa para que filhos e netos fossem selecionados. “É uma emoção enorme. Minha filha gosta muito de dançar e a Casa de Cultura está dando uma oportunidade que não podemos perder. Estou ansiosa, torcendo para ela passar”, disse Manuela Braga, mãe de Antonella, de 4 anos. A gente fica na expectativa de ver o desenvolvimento dela. Ela já fez algum tempo balé. Ela gosta muito e ficou o tempo todo pedindo pra vir e se for selecionada vai ser uma alegria para a família toda. E se decidir seguir a carreira, vamos dar todo o apoio”, afirmou Anderlei Carlos, pai de Vitória, de 6 anos.

Formada em dança, Júlia Astori explicou como é feita a avaliação dos candidatos. “A gente avalia a flexibilidade da criança, movimentos de quadril, etc. Se a criança tem um formato de pés adequado, porque isso é muito importante para o balé. Avaliamos ainda a destreza do candidato, porque é importante que ele seja ágil, e também seja capaz de atender comandos, porque o balé exige essa disciplina. A criança tem que ser capaz de estar atenta. Além disso, a musicalidade é levada em conta”.

Kelly Nogueira dá aulas de Balé e Jazz e vai ensinar a Zumba, sensação do momento na dança, e novidade nos cursos oferecidos pela Prefeitura. “Estamos trazendo a novidade esse ano, que é a Zumba. É um programa ligado a fitness, que veio para as academias pra ser uma atividade de emagrecimento. Mas, na verdade, ele é um programa que veio despertar alegria e tirar as pessoas do sedentarismo”.

Jovens e adultos inscritos também estavam ansiosos para fazer o teste. “Estou esperançosa. Acho que vai ser bem legal. É uma atividade que exige disciplina e vai me ajudar na coordenação motora, que não tenho muito”, frisou a candidata Aline Xavier.

O aposentado Geraldo Muniz e a esposa Angélica já fazem Dança de Salão e agora querem experimentar a Zumba. “Nós sempre gostamos de dançar. Eu e minha esposa fazemos Dança de Salão há muitos anos e queremos conhecer a Zumba”, disse Geraldo Muniz.

A diretora da Casa de Cultura, Geórgia Jahara, comentou sobre o sucesso dos cursos, com excelente número de inscritos. “Nós tivemos 550 escritos. Gostaríamos de atender a todos os candidatos, mas temos 180 novas vagas. Essas crianças, jovens e adultos vão se somar aos 170 alunos que já atendemos”, ressaltou a diretora, pontuando a importância da gratuidade dos cursos para quem não poderia pagar e a descoberta de novos talentos.

Beatriz Pinheiro ficou feliz com a aprovação da filha Sophia, de 6 anos: “É uma felicidade muito grande. Espero que ela goste de dançar Balé e quem sabe siga a carreira de bailarina”.

Fotos: Ascom/PMT   

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

  • Crianças passam por avaliação para uma vaga nos curso de dança da Casa de Cultura
    Crianças passam por avaliação para uma vaga nos curso de dança da Casa de Cultura
  • Candidatos para os cursos de dança da Secretaria de Cultura de Teresópolis passam por triagem
    Candidatos para os cursos de dança da Secretaria de Cultura de Teresópolis passam por triagem
  • Geraldo Muniz e a esposa Angélica já fazem Dança de Salão e agora querem experimentar a Zumba
    Geraldo Muniz e a esposa Angélica já fazem Dança de Salão e agora querem experimentar a Zumba
  • Beatriz Pinheiro ficou feliz com a aprovação da filha Sophia, de 6 anos, para o Balé
    Beatriz Pinheiro ficou feliz com a aprovação da filha Sophia, de 6 anos, para o Balé
  • Jovens e adultos participam de teste para a Zumba, novidade dos cursos da Secretaria de Cultura
    Jovens e adultos participam de teste para a Zumba, novidade dos cursos da Secretaria de Cultura