CARNAVAL 2010: Teresópolis terá seis dias de folia, com shows e desfiles de blocos e escolas de samba

carnaval_da_paz-2010-teresopolis CARNAVAL 2010: Teresópolis terá seis dias de folia,com shows e desfiles de blocos e escolas de samba

Teresópolis, 2 de fevereiro de 2010 – A Prefeitura está acertando os últimos detalhes do Carnaval 2010 de Teresópolis, que tem como tema “Carnaval da Paz”. Com organização do Núcleo de Eventos, da Secretaria Municipal de Turismo, serão seis dias de folia, começando na quinta-feira, 11 de fevereiro, e se estendendo até a terça-feira de Carnaval, dia 16. Shows populares com grupos da cidade no Parque Regadas, na Feirinha de Teresópolis, em Pessegueiros (2º Distrito) e em Bonsucesso (3º Distrito), blocos carnavalescos e dois dias de desfiles com dez escolas de samba vão fazer a alegria de população e visitantes.

“O Carnaval é uma festa popular que contribui para movimentar o turismo e a economia da cidade. Respeitando as limitações orçamentárias e a tradição da cidade, a Prefeitura vai realizar uma festividade segura, com uma programação variada e atrativa para todos os públicos”, destaca o Prefeito Jorge Mario.

Diferente do ano passado, a Passarela do Samba será no trecho da Avenida Lúcio Meira entre a Rua Jornalista Délcio Monteiro (antiga Olegário Bernardes) até a Calçada da Fama. Esquema de segurança, iluminação especial, arquibancadas para acomodar 2.500 pessoas, praça de alimentação na Praça Olímpica e banheiros químicos completam a estrutura.

Para o Secretário Municipal de Turismo, Michel Al Odeh, a organização do Carnaval 2010 é um trabalho de parceria entre Prefeitura, Liga das Escolas de Samba, presidentes de agremiações, Ministério Público e Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis. “Construímos uma relação muito positiva de troca de informações e experiências, com uma divisão de responsabilidades entre todas as partes envolvidas. Estamos trabalhando em conjunto para a profissionalização do Carnaval em Teresópolis”, define Michel, acrescentando que este ano a Prefeitura auxiliou as escolas de samba da cidade a angariarem recursos para os seus desfiles. Isso aconteceu com a disponibilização de estandes para que os representantes das agremiações comercializassem produtos durante o Réveillon e o TerêVerão – Festival de Verão de Teresópolis, realizados no mês de janeiro, na Praça Olímpica. 

Decoração

A Prefeitura inicia esta semana a instalação da decoração do Carnaval 2010. O tema ‘Carnaval da Paz’ foi escolhido pela Secretaria de Turismo e o conceito desenvolvido pela Secretaria de Governo, através da Assessoria de Comunicação, também responsável pela criação do mascote do Carnaval – o personagem TerêLimpim. Já a confecção dos banners e dos pórticos que vão decorar a cidade está a cargo da Secretaria de Cultura.  

O artista plástico Ricardo Guarilha, da Secretaria de Cultura, criou quatro ilustrações para  compor os banners, a serem instalados no Parque Regadas, local dos shows, e na Avenida Lúcio Meira, onde serão realizados os desfiles das escolas de samba. Também a partir das ilustrações de Ricardo Guarilha serão decorados os pórticos da cidade, no Soberbo e no final da Avenida Lúcio Meira, próximo à Casa de Saúde.

Nas ilustrações, o personagem TerêLimpim aparece em posições diferentes, vestido como um simpático malandro e segurando um dos instrumentos mais característicos do Carnaval, o tambor. Aliás, os tambores terão posição de destaque na decoração. Confeccionados com material reciclado, eles serão peças especiais e ficarão em relevo nos banners, dando uma impressão 3D. “Foi uma forma encontrada pela Secretaria de Cultura para agregar valor à decoração de Carnaval, contribuindo para a realização da festa organizada pela Prefeitura”, destaca o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Blocos e escolas

Mantendo a tradição, o Bloco Piranhas da Serra abre o Carnaval 2010 na quinta, 11, com cortejo saindo da Calçada da Fama às 20h30 e seguindo pela Av. Delfim Moreira até o Parque Regadas, onde fará o seu desfile, marcado pela irreverência e descontração. Na sexta, 12, o Bloco Bebe Rindo será a atração da Passarela do Samba, às 22h. Já o Bloco Dona Teresinha marcará presença no domingo, 14, às 16h, na Praça Higino da Silveira, no Alto, fazendo a alegria dos foliões da Feirinha de Teresópolis com suas fantasias e marchinhas de Carnaval.  

O Desfile Oficial das Escolas de Samba de Teresópolis acontecerá em dois dias. No sábado, 13, às 20h, entrarão na passarela Unidos de Santa Cecília, Gaviões da Colina, Roseira Imperial, Imperatriz do Perpétuo e Mocidade Unidos do Rosário. No domingo, 14, também às 20h, desfilarão Rainha do Alto, Unidos da Barra, Leões da Tijuca, Cala Boca e Bambas da Serra. A apuração do desfile será na segunda, 15 de fevereiro, às 14h, na Praça Olímpica, e o desfile das campeãs será na terça de Carnaval, dia 16, a partir das 20h.

Talentos da cidade

Extensa programação de shows, na cidade e no interior, marca o Carnaval 2010, que prestigia o talento das bandas da cidade: Wenderson Rosa & Banda Expressão Brasil, Quintal do Céu, Inspirasom, Marquinho Barbosa e 5 Estações, Entre Nós e Sedução. O Grêmio Paquequer agitará os foliões com tradicionais marchinhas de Carnaval e Fernando Mello comandará a matinê.

PROGRAMAÇÃO CARNAVAL 2010

  • QUINTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO

17h – Calçada da Fama: Concentração do Bloco Piranhas

da Serra com o Grêmio Musical Paquequer

20h30 – Calçada da Fama até Parque Regadas:

Desfile do Bloco Piranhas da Serra

20h30 – Parque Regadas: Show com Wenderson Rosa

& Banda Expressão Brasil (MPB, Pop Rock e Axé)

  • SEXTA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO

21h – Parque Regadas: Show com Aloísio Bruno

& Banda (MPB, Pop Rock e Axé)

22h – Passarela do Samba: Desfile do Bloco Bebe Rindo

23h – Parque Regadas: Show com Grupo Quintal do Céu (Samba e Pagode)

  • SÁBADO, 13 DE FEVEREIRO

16h – Praça Higino da Silveira (Feirinha de Teresópolis):

Show com Aloísio Bruno & Banda (MPB, Pop Rock e Axé)

20h – Passarela do Samba – Desfile Oficial das Escolas de Samba:

Unidos de Santa Cecília, Gaviões da Colina, Roseira Imperial,

Imperatriz do Perpétuo, Unidos do Rosário

21h – Parque Regadas: Show com Wenderson Rosa

& Banda Expressão Brasil (MPB, Pop Rock e Axé)

23h – Parque Regadas – Show com Banda Inspirasom

(Sertanejo, Samba, Axé)

  • DOMINGO, 14 DE FEVEREIRO

16h – Praça Higino da Silveira (Feirinha de Teresópolis):

Bloco Dona Teresinha e Marchinhas de Carnaval

16h – Parque Regadas: Grêmio Musical Paquequer

20h – Passarela do Samba – Desfile Oficial das Escolas de Samba:

Rainha do Alto, Unidos da Barra, Leões da Tijuca, Cala Boca, Bambas da Serra

20h – Bonsucesso (3º Distrito): Show com Marquinho Barbosa

& Banda 5 Estações (Axé, Sertanejo, MPB, Pagode)

21h – Parque Regadas: Show com a Banda Entre Nós

(Samba e Pagode)

23h – Parque Regadas: Show com Fernando Mello e Banda

(MPB, Pop Rock, Axé)

  • SEGUNDA, 15 DE FEVEREIRO

14h – Praça Olímpica: Apuração do Desfile das Escolas de Samba

16h – Praça Higino da Silveira (Feirinha de Teresópolis):

Grêmio Musical Paquequer (Marchinhas de Carnaval)

17h – Pessegueiros (2º Distrito): Show com Aloísio Bruno

& Banda (MPB, Pop Rock e Axé)

21h – Parque Regadas: Show com Marquinho Barbosa

& Banda 5 Estações (Axé, Sertanejo, MPB, Pagode)

23h – Parque Regadas: Show com Grupo Quintal do Céu (Samba e Pagode)

  • TERÇA, 16 DE FEVEREIRO

16h – Praça Higino da Silveira (Feirinha de Teresópolis):

Show com Banda Entre Nós (Samba e Pagode)

16h – Parque Regadas: Show com Fernando Mello (matinê)

17h – Pessegueiros (2º Distrito): Show com Grupo Quintal do Céu (Samba e Pagode)

20h – Passarela do Samba: Desfile das Campeãs

21h – Parque Regadas: Show com Banda Sedução (Samba e Pagode)

23h – Parque Regadas: Show com Aloísio Bruno & Banda (MPB, Pop Rock e Axé)

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis