Cátia de França e Alkateia no Natal do Sesc e Senac 14-12

Natal é a Gente que Faz – 14/12/2018

Cátia de França e Alkateia entre os destaques da programação de Natal do Sesc e Senac nesta sexta-feira

Na Praça Olímpica, acontece cortejo sobre pernas de pau apresentando personagens dos reisados

TERESÓPOLIS/RJ – A cantora, compositora e multi-instrumentista Cátia de França e a banda de rock Alkateia estão entre os destaques musicais do Natal é a Gente que Faz de Teresópolis nesta sexta-feira (14/12) a partir das 19h30 no Sesc Teresópolis. O evento natalino promovido por Sesc e Senac começou no dia 8 e se estende até o dia 6 de janeiro com programação cultural e de lazer em diversas cidades do estado, em especial Região Serrana. As atividades são gratuitas ou com ingresso solidário (alimentos não perecíveis).

Catia de França sobe ao palco do Teatro do Sesc, às 19h30, quando apresenta canções do álbum “Hóspede da Natureza”, um de seus trabalhos mais intensos. O disco busca inspiração na bíblia hippie “Walden, ou A Vida nos Bosques”, escrito em 1847 por Henry D. Thoreau. A obra exalta a comunhão com a natureza e coloca em xeque noções de posse, consumo e necessidade. A cantora paraibana é uma lenda viva da música regional brasileira, acumulando mais de 40 anos de carreira e seis discos gravados.

Os teresopolitanos da Alkateia tocam em seguida, às 21h, no Sesc Café, no Palacete Granado. Eles apresentam “Reflexo”, o seu trabalho autoral que passeia por diversas vertentes do rock como jazz-rock, folk-rock e do blues-rock. Segundo a banda, a turnê musical reflete sobre a busca pelo autoconhecimento e representa toda a sonoridade ansiada pela juventude.

CORTEJO NA PRAÇA OLÍMPICA – Quem estiver na Praça Olímpica às 19h poderá acompanhar o cortejo Folia nas Alturas. O espetáculo da Carroça de Mamulengos (CE) e Barracão Centelha (RJ) conta com a participação do público, que ao longo da semana realizou oficinas sobre sabedoria popular da tradição das folias regionais brasileiras, construiu o estandarte e os figurinos. Sobre pernas de pau, o cortejo apresenta personagens tradicionais dos reisados, como Jaraguá, Cigana, Lobisomem, entre outros.

Toda a linha curatorial norteadora da agenda é o resgate da cultura popular, com destaque para a tradição da Folia de Reis, que tem forte representatividade no estado do Rio, em especial a Região Serrana. Também chamada de Reisado ou Festa de Santo Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira das mais emblemáticas do país. No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado.

Confira a programação completa em www.natalsescsenac.com.br

Fonte: Sesc / Senac / Wando Soares