Centenário de Federico Fellini é celebrado com mostra audiovisual no Sesc Teresópolis

A doce vida-Divulgação- Centenário de Federico Fellini é celebrado com mostra audiovisual no Sesc Teresópolis
A doce vida-Divulgação- Centenário de Federico Fellini é celebrado com mostra audiovisual no Sesc Teresópolis

CINEMA

Centenário de Federico Fellini é celebrado com mostra audiovisual no Sesc Teresópolis

Filmes do diretor italiano serão exibidos em sessões gratuitas ao longo do mês

RIO DE JANEIRO – Se estivesse vivo, o italiano Federico Fellini teria completado 100 anos em janeiro. Para celebrar a efeméride, o Sesc RJ leva neste mês de março às suas unidades – incluindo a de Teresópolis – a mostra “Mondo Fellini”, com obras desse que foi um dos maiores e mais influentes diretores de cinema de todos os tempos.

No município, as sessões acontecem nos domingos, às 15h. A primeira sessão foi dia 1/3, com “Os boas vidas”. A mostra segue agora com “Oito e meio” (8/3), “A voz da lua” (15/3), “A doce vida” (22/3) e Julieta dos Espíritos (29/3). Os longas-metragens, produzidos entre 1950 e 1990, foram escolhidos por serem considerados emblemáticos e significativos dentro da extensa carreira do artista.

CINESESC – A mostra audiovisual “Mondo Fellini” integra o projeto CineSesc, iniciativa do Sesc RJ que promove a circulação, difusão e o acesso do público a produções cinematográficas nacionais e internacionais. As obras são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades do Sesc RJ, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural. As sessões são gratuitas.

Julieta dos espíritos-Divulgação
Julieta dos espíritos-Divulgação

SERVIÇO

MOSTRA MONDO FELLINI – Projeto CineSesc

Sesc Teresópolis: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea

Sessões: domingos, às 15h

  • Os boas vidas: 1/3
  • Oito e meio: 8/3

Sesc RJ segue medida preventiva contra o Coronavírus

O Sesc RJ segue a orientação das autoridades do Rio e suspende toda a programação das unidades do Sesc RJ, a partir de hoje, sexta, 13 de março, durante os próximos 15 dias. A instituição, no entanto, ressalta que o momento é de prudência, não de pânico.

  • A voz da lua: 15/3
  • A doce vida:  22/3
  • Julieta dos Espíritos: 29/3
  • Grátis
  • Verifique a classificação indicativa
Oito e meio-Divulgação
Oito e meio-Divulgação

SINOPSES

A DOCE VIDA

Situado em Roma, o filme acompanha Marcello Rubini, um jornalista especializado em histórias sensacionalistas, mas que sonha em ser um escritor sério. Ele passa a cobrir a visita de uma atriz hollywoodiana, Sylvia, por quem fica fascinado. Direção de Federico Fellini. Comédia/Drama. 174 min. Itália/França. 1960. 14 anos.

A VOZ DA LUA

“A voz da Lua” é o último filme de ficção dirigido por Fellini e revela as divagações do lunático Ivo Salvini por meio de uma atmosfera de sonho e fantasia característica do cineasta. Direção de Federico Fellini. Comédia/Drama. 120 min. Itália/França. 1990. 14 anos.

JULIETA DOS ESPÍRITOS

Visões, memórias e misticismo ajudam Giulietta a encontrar forças para abandonar o seu marido infiel. Direção de Federico Fellini. Comédia/Drama/Fantasia. 137 min. Itália/França. 1965. 14 anos.

OITO E MEIO

Um diretor de cinema em crise se volta para as suas memórias e fantasias em busca de inspiração. Direção de Federico Fellini. Drama. 138 min. Itália/França. 1963. 14 anos.

OS BOAS VIDAS

Um estudo de personagens que passam por um momento crucial de suas vidas numa pequena cidade na Itália. Direção de Federico Fellini. Comédia/Drama. 109 min. Itália/França. 1953. 12 anos.

Fonte: Sesc Teresópolis / Wando Soares