Ciências Biológicas do UNIFESO Teresópolis realiza II Ciclo de Debates

cafe-cientifico-5Ciências Biológicas do UNIFESO realiza II Ciclo de Debates

O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou o II Ciclo de Palestras do Café Científico entre 12 e 14 de setembro, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Alto). Com o tema “Pelos caminhos profissionais do biólogo”, o evento apresentou o diversificado panorama do mercado de trabalho para o biólogo, com a participação de profissionais, professores e ex-alunos do curso.

O Ciclo de Palestras é um formato mais amplo do Café Científico, que é um seminário realizado semanalmente entre fevereiro e dezembro, sempre contando com um especialista que dialoga com no mínimo vinte estudantes por edição. “É um evento direcionado ao aperfeiçoamento do contato dos estudantes com a área profissional, para que eles conheçam melhor os campos onde poderão atuar. Muitas vezes eles vão seguindo o seu caminho e ficam em dúvida sobre como vão construir a sua profissão, então esse ciclo de palestras vem para fazer com que eles reflitam sobre as áreas de atuação do biólogo”, destacou o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso.

O biólogo Nilton Dias Lourenço, ex-presidente do Conselho Regional de Biologia (CRBio), realizou a palestra de abertura do evento e afirmou que “foi muito amável o convite do coordenador Carlos Alfredo. Fico contente por falar da legislação da profissão, principalmente na área da Saúde. Agradeço não só ao CRBio pela indicação, mas também ao UNIFESO por esse convite”.

Enquanto a atividade de abertura foi voltada para o trabalho do biólogo na área da Saúde, o segundo dia tratou da Biotecnologia e o último dia apresentou ao público os aspectos da área voltados para o Meio Ambiente, abrangendo assim as três grandes áreas de atuação na Biologia.

“O Ciclo de Debates do Café Cientifico foi gratificante. É bom saber que o curso de preocupa em nos passar informações tão importantes e enriquecedoras que serão de grande importância para a construção da nossa vida acadêmica e futuramente na atuação como profissionais. Todas as palestras acrescentaram uma informação muito importante, sem dúvidas”, enfatizou a estudante Thaís Magliano.

“Achei bastante interessante, principalmente por mostrar os campos de atuação do biólogo, inclusive de ex-alunos da própria instituição. Torna a profissão bem mais ao alcance já que podemos fazer contato com tais profissionais para saber um pouco mais do campo fora da universidade. Gostaria que houvesse mais ciclos de palestras como esta ao longo do ano porque expande nossa visão como estudantes e futuros profissionais” destacou a estudante Olga Bruna dos Santos.

Fonte:Unifeso Jornalismo