Conferência gratuita de Inovação e Robótica para Educadores de Teresópolis

Inovação e Robótica para Educadores 

Conferência gratuita da Tech4me reunirá líderes de escolas em Teresópolis

A TEC (Tech4me Education Conference) 2019 é um evento educacional organizado pela Tech4me, escola de tecnologia e inovação parceira da Alterdata Software, uma das seis maiores empresas de tecnologia do país. O encontro que acontece dia 28 de setembro, às 9h, no auditório da companhia, busca reunir educadores de diversas cidades com o propósito de debater os novos rumos da educação e a importância da tecnologia e da inovação para fortalecer o aprendizado nas escolas. A proposta é construir em conjunto uma educação inovadora e personalizada.

O evento apresentará tendências e os desafios de ensinar inovação, além de mostrar exemplos de como fortalecer o aprendizado e o empreendedorismo em crianças e jovens, como o uso na sala de aula de gamificação, robótica e programação. A conferência é gratuita e mais Informações sobre como participar podem ser obtidas no site da TECH4me.

Os destaques da TEC 2019 serão as palestras de Ines Cozzo, psicóloga, curadora técnica e consultora HSM Master, especialista em processos de neuroaprendizagem, e do professor Rogério Noboa, mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ, especialista em Tecnologias na Educação e Mídias, que possui ampla experiência em projetos de tecnologia aplicada à educação.

Agenda:

  • Tech4me Education Conference
  • Data: 28 de setembro
  • Horário: de 9h às 16h
  • Local: Alterdata Software
  • Endereço: Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 227 – Várzea – Teresópolis, RJ
  • Inscrições: gratuitas – site  https://www.tech4me.com.br/evento/

Programação

A importância da neuroaprendizagem para o processo de inovação – Ines Cozzo

Uma das maiores conferencistas do país sobre o tema trará para o público informações sobre conceitos e técnicas baseadas nas mais importantes e recentes descobertas das neurociências aplicadas à neuroaprendizagem e à inovação. Os participantes poderão parender quais são as etapas da neuroaprendizagem, o paradigma da cognição, as bases neurológicas da aprendizagem, as diferenças entre a aprendizagem convencional e a neuroaprendizagem e muito mais.

Ines Cozzo é psicóloga, curadora técnica e consultora HSM Master, especialista em processos de neuroaprendizagem, conferencista, escritora e consultora internacional. Também é vice-presidente da Neurobusiness Society e membro honorária da ABTD desde 1995. Autora de livros como: “Abordagens Alternativas em Treinamento e Desenvolvimento”, “Neuroaprendizagem e Inteligência Emocional”, “Manuais de T&D (vol 2, 3, 4 e 5 – coautora)”, “Jogos Cooperativos nas Organizações (coautora)” e “Manual das Múltiplas Inteligências (organizadora)”.

Gamificação, estratégia para a educação do século XXI – Rogério Noboa

Uma geração imersa na cultura digital necessita de abordagens educacionais adequadas ao seu tempo. A gamificação, neste contexto, representa uma estratégia que pode dinamizar a educação e engajar o estudante em seu processo de aprendizagem. Essa palestra é um convite a viver uma experiência da educação no século XXI.

Rogério Noboa é graduado em Letras – Português/Literaturas, com mestrado em Linguística Aplicada pela UFRJ, especialização em Tecnologias na Educação pela PUC-RJ e Mídias na Educação pela UFRRJ. Possui ampla experiência em projetos de tecnologia aplicada à educação, atuando, principalmente, em temas ligados a games digitais educacionais, gamificação, robótica, linguística aplicada e produção textual, além de curadoria e produção de conteúdo para exposições, como a exposição itinerante “Zerando a História dos Games” no SESC-RJ, com oficina de construção de games.

Tecnologia e BNCC: impactos na educação básica – Sandra Telles

A tecnologia transforma a experiência de aprendizado. Nesse universo, os estudantes têm acesso a uma incrível quantidade de novas oportunidades. Essa palestra aborda os aspectos técnicos sobre como a BNCC recomenda a inclusão da tecnologia em sala de aula. Também serão levantadas questões como: o papel do professor e do aluno neste novo cenário, as competências socioemocionais que integram a aprendizagem e as oportunidades de alinhamento do sistema educacional à nova sociedade digital.

Sandra Telles é coordenadora, orientadora e palestrante na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Autora do livro “Uma Escola Transbordante de Amor”, tem 25 anos de carreira desenvolvida na área de Pedagogia, atuando também como consultora em projetos educacionais e pedagógicos

Desenvolvendo na prática uma cultura de tecnologia e inovação no ambiente escolar – Cristian Torres

Nesta palestra, serão abordadas informações e reflexões sobre os desafios e oportunidades existentes no processo de desenvolvimento de uma cultura de tecnologia e inovação no ambiente escolar. Aprenda, na prática, o que é necessário como requisito técnico, humano e financeiro para a implantação das aulas de programação e robótica, que hoje são disciplinas já reconhecidas mundialmente como essenciais na formação de crianças e jovens.

Cristian Torres é CEO da Tech4me, escola de tecnologia e inovação. É especialista em Treinamento e Desenvolvimento, MBA em Gestão de Projetos Educacionais e um dos idealizadores e atual gestor da Universidade Corporativa da Alterdata Software, uma das maiores empresas de tecnologia do país.

Fonte: Maria Fernanda Macedo/ Approach