Conferência Regional de Saúde da Mulher da Região Serrana em Nova Friburgo RJ

FORUM DE CONSELHOS DE SAÚDE DA REGIÃO SERRANA/RJ

 “Saúde das Mulheres: Desafios para integralidade com equidade” 

1ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DA MULHER  DA  REGIÃO SERRANA

O Sistema Único de Saúde –SUS – foi uma conquista da Sociedade Brasileira promulgada na Constituição de 1988. Sua implementação significa a transferência do poder de decisão do Governo Federal para Estados e Municípios, representando a primeira grande reforma do Estado brasileiro. Para sua completa efetivação, as esferas do governo devem estar articuladas com responsabilidades específicas voltadas para prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde dos cidadãos.

Portanto, a partir da Constituição de 1988, que consagrou a saúde como Direito Social de todos (as) cidadãos(as), vivenciamos a construção de um modelo de  saúde baseado na autonomia dos Estados e Municípios e na participação da sociedade no Controle Social do estado.

As Conferências de Saúde são as instâncias maiores do Controle Social e atuam na discussão e deliberação das políticas de saúde nas respectivas esferas de governo.

Sendo um grande Fórum de participação popular nas discussões de saúde, no âmbito de nossa Região, espera-se o comparecimento maciço dos representantes dos Usuários, Prestadores de Serviços (público e privado), dos Profissionais de Saúde e dos Órgãos Governamentais ( Gestores).

Na 1ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DA MULHER DA REGIÃO SERRANA os dezesseis (16) municípios da Região Serrana/RJ estarão discutindo o SUS que temos, que usamos e o SUS que queremos, referente a Saúde da Mulher num todo procurando através do tema central discutir um modelo de Saúde Pública que não trabalhe na lógica da doença e sim numa perspectiva de saúde que promova a qualidade de vida das pessoas e evite o adoecer.

Esta é a oportunidade para a cidadã e toda a Sociedade Organizada fazer cumprir o princípio Constitucional que preconiza a Saúde como universalidade, integralidade e eqüidade para todos na saúde.

  • DIA: 06 DE MAIO DE 2017      HORA: 08:00  ÀS 18:00 HORAS
  • LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO
  • RUA FARINHA FILHO, 50 CENTRO NOVA FRIBURGO.

COMISSÃO ORGANIZADORA DA 1ª CONFERÊNCIA REGIONAL  DE SAÚDE DA MULHER DA REGIÃO SERRANA/RJ